10 Modelos de Currículo para Baixar preencher

Quem está à procura de um emprego precisa começar se preocupando com o já muito conhecido currículo.  Claro que o primeiro passo é ter as qualificações necessárias para a vaga desejada, mas sem o CV (curriculum vitae) corretamente formatado é bem provável que o examinador te ignore.

Um bom currículo chama a atenção, faz com que o examinador considere o candidato capaz o suficiente para a vaga. Ele é como seu cartão de visita, porém um pouquinho mais completo já que mostra qualificações, histórico de ensino, experiência e qualquer outra informação que achar útil. Não pense que é aí que acaba a função desse documento! Os entrevistadores também utilizarão seu currículo na hora da entrevista, que vem mais tarde, para questionar e confirmar as informações ali dadas.

10 Modelos de Currículo para Baixar preencher

Dicas para garantir um bom CV

Sua atenção deve começar na hora de escrever: um documento cheio de erros gramaticais e de concordância podem colocar em dúvida seu potencial. Corrija tudo quantas vezes for necessário e digite com calma para evitar erros de digitação. Lembre-se que o currículo deve ser uma imagem de você, e ninguém quer passar uma imagem desleixada e errada.

Muitas pessoas também erram na hora de passar informações, nunca minta ou exagere. O recrutador precisa escolhe-lo pelo que você é, não adianta inventar experiências ou formações porque alguma hora isso será descoberto e sua imagem de profissional ficará manchada.

Outra dica é não escrever muito. Sabemos que sua vida podia dar um livro de tão empolgante, mas o recrutador não liga para isso. Seja sucinto e lembre que quem for ler seu currículo lerá dezenas de outros também, ninguém aguentaria ler 50 currículos de 10 páginas. Faça uma ou duas páginas no máximo. Se tiver informações valiosas a mais, mas que não cabem no currículo guarde-as para usar na entrevista, surpreender o entrevistador é algo ótimo.

Alguns modelos para se inspirar…

Quem quiser arrasar no currículo pode utilizar esses ótimos modelos prontos, é só baixar e preencher. Cada um é feito para uma certa hora da vida profissional, seja você um iniciante em busca do primeiro emprego, alguém que acabou de sair do primeiro serviço e procura novas oportunidades ou um profissional já cheio de experiência no mercado, você certamente encontrará um currículo com a sua cara.

  1. Primeiro emprego

Esse modelo é ideal para os iniciantes. Nele o candidato pode preencher seus objetivos profissionais, lembre-se de colocar algo atingível, se é sua primeira vez no mercado de trabalho posições como auxiliar ou estagiário estão de bom tamanho.

Capriche nas partes de educação, idiomas e habilidades, elas serão decisórias para a escolha do recrutador. Inclua tudo o que conseguir lembrar, todos seus cursos extra curriculares valem a pena e são importantes, então inclua-os. Só não vale mentir, no caso dos idiomas, por exemplo, coloque exatamente seu nível, não vá inventar que é avançado quando seu nível é intermediário. Sem preocupações com a experiência, o que importa é caprichar nas informações complementares que podem te ganhar essa vaga.

Modelo de Currículo para 1º Emprego

  1. Modelo para trainees

Trainees são profissionais um pouco novos no mercado de trabalho, mas já com alguma experiência. Esse currículo é ideal por ser bem detalhado e dar grande oportunidade para descrever suas habilidades e experiências sem abrir mão da clareza e da organização.

Também lembre-se de aproveitar para falar sobre o que aprendeu em cada item de educação, por exemplo, quais foram os pontos da faculdade que podem ajudá-lo no cargo, ou aquela matéria do curso técnico que tem tudo a ver com a empresa. O recrutador ficará satisfeito em saber que o candidato possui bons conhecimentos na área.

Diferente de outros modelos esse aqui utiliza um método narrativo para descrever qualificações e história profissional, o que abre espaço para mais detalhes. Mesmo assim seja sucinto e não enrole para dar informação, o recrutador pode não ter paciência para isso. O ideal é escrever somente as partes principais e deixar detalhes para utilizar na entrevista.

Modelo de Currículo para trainees

  1. Para profissionais iniciantes

Você já fez um estágio ou trabalho e quer partir para uma posição melhor agora? Esse currículo dá ênfase a estágios e outras atividades que o candidato realizou no início da carreira. Ele também te dá um espaço para descrever suas atividades no cargo e conhecimentos adquiridos.

Isso é ideal para que o recrutador identifique seu perfil profissional e descubra que você está pronto para novos desafios na área. Coloque também qualquer coisa que possa ajuda-lo como palestras, cursos e afins.

Modelo de Currículo para Iniciantes

  1. Profissionais em busca de uma posição como analista

Quem está em busca de uma posição como analista já é um profissional um pouco experiente. Porém para esse tipo de cargo são necessárias formação e habilidades diferentes, e nem todo mundo conhece quais são, mesmo que as tenham.

Esse currículo deixa bem claro quais são as principais características do profissional, além de ser extremamente claro, o que é importante. As duas áreas mais importantes e nas quais é preciso prestar atenção são o resumo das qualificações (onde você escreve um resumo de suas experiências no mercado), formação acadêmica (onde você coloca sua formação e cursos adicionais) e qualificações técnicas (lugar para escrever sobre seus conhecimentos relacionados ao cargo).

Modelo de Curriculo Para Analista

  1. Para quem está se especializando

Após algum tempo atuando em todo tipo de posição e empresa o profissional começa a se especializar. O currículo que mostramos assim é exatamente para quem já chegou nessa fase. Seu foco, diferente dos anteriores, é na especialização do profissional que importa bastante para algumas posições.

Ele também traz um histórico profissional bem detalhado que deve ser preenchido com cuidado, coloque nele todas as características de suas posições anteriores que podem ajudar na vaga desejada.

Modelo de Currículo Para Especialista

  1. Profissionais em maior nível hierárquico

Um gerente não deve usar o mesmo tipo de currículo que um analista, e é por isso que apresentamos esse modelo em especial. Ele é feito para quem já está num cargo mais alto na empresa e busca oportunidades de mesmo nível.

Para preenche-lo é importante que o profissional dê ênfase a suas informações mais importantes, as outras são desnecessárias e só servem para ocupar espaço. Na hora de redigir a experiência escolha as empresas dos último 10 ou 5 anos ou somente as mais importantes, escrever experiências demais atrapalhará a leitura do recrutador. Se quiser pode mencionar alguns acontecimentos antigos que tenham sido especialmente marcantes, mas de maneira resumida.

Quem quiser deixar a idade omitida pode, mas é bom lembrar de também não mencionar as datas de formação acadêmica já que elas podem entregar mais ou menos sua idade.

Modelo de Currículo Para Gerente

  1. Mais um para gerentes e cargos altos

Esse é outro currículo que serve muito bem para os profissionais com bastante experiência e buscam cargos de níveis altos. Seu diferencial é ser bem mais enxuto, em tópicos e não em parágrafos, te dando a possibilidade de escrever mais coisa.

Não é por isso que você precisa se animar e colocar experiências desde seu tempo de estagiário até agora, dê preferência a cargos de liderança que mostrem todo seu potencial para mandar e gerir uma equipe.

Modelo de Currículo Para Executivos

  1. Currículo resumido com ênfase na experiência

Mais um currículo em tópicos. Sua grande ênfase é na experiência profissional, portanto é uma boa opção para quem já está no mercado de trabalho há algum tempo. O ideal nesse tipo de currículo é ser o mais sucinto e enxuto possível, se quiser listar suas funções no cargo faço-o por meio de tópicos e não entre em detalhes.

Não precisa se preocupar quanto ao número de detalhes que estarão faltando, na entrevista você terá todas as oportunidades para complementar a informação de seu currículo.

Modelo de Currículo Para quem tem Muita Experiência

  1. Currículo enxuto com maior detalhamento na experiência

Esse currículo é um dos melhores para profissionais já há tempos no mercado. Apesar de ter uma aparência mais enxuta ele dá um bom espaço para detalhar as experiência profissionais. Aproveite para descrever suas atividades e coloque as habilidades adquiridas que podem ajudá-lo no próximo cargo que procura.

Uma parte interessante desse currículo são os resultados e competências. Eles são ótimos para não deixar aquela sua área de experiência cheia de texto, ao invés disso coloque aqui tudo o que conseguiu na vida profissional.

Modelo de Currículo Enxuto Detalhado

  1. Currículo objetivo

Objetividade é um ponto importante em qualquer currículo, mas principalmente naqueles que mostrar muita experiência. Note que em primeiro lugar a informação que é dada é sobre formação e qualificações, que geralmente são as primeiras que um recrutador procura. Essa maneira fácil de encontrar as informações é sempre positiva.

Depois vem as experiências que são muito objetivas e simples, não existe necessidade para ficar floreando cada uma das empresas em que trabalhou e cargo que teve. Através dessa simples listagem já é possível passar a quantidade de empregos que você já teve e que te qualificam para o cargo.

No fim vem um pequeno detalhe: as premiações. Essa é uma parte que pode ser omitida por quem não teve ainda muitas conquistas na carreira, mas se você já foi premiado por algum projeto ou recebeu o título de melhor do ano algumas vezes vale a pena apontar ali no final.

Modelo de Currículo Enxuto







10 Comentários em “10 Modelos de Currículo para Baixar preencher”

  1. Rose Maria

    27 out. 2016

    Excelentes informações.

    Obrigada

    Responda este Comentário
  2. Sou Salú

    26 jun. 2016

    Pretendo fazer o curso de digitalização.

    Responda este Comentário
  3. Rosana

    07 jun. 2016

    Excelentes dicas e ótimos modelos.

    Responda este Comentário
  4. benedita

    25 abr. 2016

    Gostaria de fazer o curso de PPRA

    Responda este Comentário
  5. vera

    06 mar. 2016

    tenho muita experiencia em manipulacao de animais de laboratorio.estou desempregada procuro emprego.

    Responda este Comentário
  6. Getulio

    17 fev. 2016

    Quero trabalhar

    Responda este Comentário

Artigo Citado

  1. Como elaborar um currículo perfeito - Modelo 2016 | Vagas Abertas 2016 - 17 de fevereiro de 2016

    […] A maioria das empresas contam com um modelo de currículo próprio em seus sites, basta apenas preencher com informações necessárias, ou ainda você poderá criar seu currículo no Word. Não se esqueça de que ter um bom currículo é fundamental, esta é a primeira visão que a empresa terá do seu candidato. Veja alguns modelos a seguir de currículo perfeito. […]

  2. Modelos de Currículo e Currículo Pronto – 2015 | Vagas Abertas 2016 - 17 de fevereiro de 2016

    […] Faça o Download […]

  3. Como criar um currículo 2016 - Modelos para imprimir | Vagas Abertas 2016 - 16 de fevereiro de 2016

    […] 10 Modelos de Currículos 2016 para Preencher […]

  4. Modelos de currículos prontos 2016 - Curriculum Vitae | Vagas Abertas 2016 - 16 de fevereiro de 2016

    […] 10 Modelos de Currículos 2016 para Preencher […]

Deixe um Comentário