Abono salarial 2017 – Quem tem direito? Valores e Datas

Quem navegou na Internet nos últimos dias com certeza viu diversas vezes a notícia de que alguns trabalhadores poderiam receber uma quantia em dinheiro da Caixa Econômica Federal devido ao abono salarial. Muitos acreditaram no que leram, mas era apenas um boato. Entender o que aconteceu e porque essa notícia não é real ajuda a população a ficar mais atenta.

 

E qual era a notícia mentirosa?

 Algumas pessoas disseminaram a notícia de que as pessoas que tinham trabalhado com registro na carteira de trabalho por um período mínimo de 24 meses teriam o direito de sacar mais de R$ 2.000,00 de benefício. Esse valor seria pago devido à lei trabalhista do abono salarial, cujos cálculos teriam passado por uma revisão e acabado na necessidade de pagar mais esse montante.

Abono salarial

Por que não é verdade?

A única quantia que a Caixa Econômica Federal passa aos trabalhadores equivale a um salário mínimo e não a quase R$ 2.000,00. Além disso, qualquer cálculo que seja refeito e que permita o pagamento de uma quantia retroativa é divulgado pela Caixa Econômica Federal. Ela é a fonte confiável que os cidadãos devem buscar para ter certeza de que têm mesmo algo para receber.

 

O público que recebe o abono salarial

Há regras para que a Caixa Econômica Federal pague o abono aos indivíduos. Quem não foi registrado em carteira, não recebe. Quem não trabalhou com remuneração por, no mínimo, um mês no ano antes também não pode receber o abono. O chefe precisa recolher o PIS do funcionário por um espaço de 5 anos, pelo menos. As pessoas que não satisfizerem essas características não recebem o abono.

 

Sacar o abono: somente na Caixa Econômica

Quando o cidadão tiver de receber o abono salarial, deve buscar a Caixa Econômica Federal. A instituição pedirá dois documentos: o cartão cidadão e o RG. Antes de ir à Caixa, o indivíduo precisa olhar no calendário que o banco libera todos os anos: cada pessoa receberá o abono na data fixada de acordo com o nascimento, não havendo pagamento fora desse padrão.







Sem Comentários.

Deixe um Comentário