Dicas

Adicional noturno – O que é? Como funciona?

O adicional noturno é um integrante conhecido do salário de muitas pessoas. Inclusive, há muitos colaboradores que necessitam desse adicional noturno para que a remuneração seja maior e valha a pena. Mas o que é o adicional noturno e como ele funciona?

 

Compreendendo o adicional noturno

Esse benefício é recebido pelos colaboradores que trabalham à noite e isso ocorre em todos os segmentos. Ele é acrescentado ao valor “cru” da remuneração, da mesma maneira que outros benefícios e que a hora extra. É essencial que o colaborador, ao olhar o holerite, consiga identificar o adicional noturno.

Adicional noturno

Quando se pode definir que o colaborador trabalha à noite?

Não basta que um colaborador esteja no serviço às 18h para que se diga que ele trabalha à noite: existe determinação de horário durante o qual o adicional noturno é válido. Entre as 22h e as 5h, ou seja, durante a madrugada, é o período em que o adicional noturno é legítimo.

É necessário observar a razão do adicional noturno. É como se o colaborador tivesse uma caixinha e, periodicamente, durante seu expediente, o dinheiro vai para ela. Quando o trabalho é à noite, ele recebe em espaços de 52 minutos. Quando esse tempo passa, cai na caixinha o preço de 60 minutos. É por isso que os colaboradores que atuam à noite têm mais remuneração.

 

Carga quebrada: o que fazer quando a jornada não é completamente noturna?

Há colaboradores com carga “quebrada”, ou seja, metade tem direito a adicional noturno e metade não. Isso acontece com pessoas que trabalham, por exemplo, das 19h às 23h. Nesse caso, elas têm 1h com direito a adicional e elas precisam recebê-la a cada mês junto à remuneração.

 

Valor do adicional noturno: quanto a companhia deve pagar?

O adicional noturno de qualquer companhia precisa ser de 20% em cima do preço que é pago pela hora de trabalho. Porém, o valor que é referência é a hora tradicional, de 60 minutos, que é paga para os profissionais que trabalham de dia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo