Dicas

Aprenda a lidar com as críticas no ambiente de trabalho

O ambiente de trabalho quase nunca é fácil de ser enfrentado. Afinal de contas, qualquer empresa é composta por uma série de pessoas totalmente diferente entre sí e que precisam passar a conviver para trabalhar pelos ideais de uma companhia. Algumas pessoas estão ali apenas para ganhar o seu dinheiro todo o mês, enquanto que outras pessoas almejam outras coisas, e este conflito de interesses cria tensão.

No ambiente de trabalho estamos sempre lidando com a pressão, e isso faz com que em determinados ambientes existam uma grande quantidade de críticas. Algumas delas são construtivas, e servem para que os funcionários consigam entender o que realmente está acontecendo de errado e no que ele poderia melhor para o bem dele mesmo como profissional e também da empresa.

críticas no ambiente de trabalho

Independentemente do tipo de crítica, muitas pessoas encontra sérias dificuldades de conseguir lidar com estes comentários sobre a forma como está trabalhando ou sobre suas atitudes dentro do ambiente de trabalho. Mesmo assim, e realmente importante que as pessoas consigam lidar com as críticas, porque elas vão existir sempre.

Dicas para conseguir lidar melhor com as críticas no ambiente de trabalho

A primeira atitude que as pessoas realmente devem evitar é a reação, que é muito natural em certo ponto. Não é interessante que as pessoas comecem a retrucar assim que recebem a crítica, porque geralmente a pessoa poderá falar coisas apenas de cabeça quente.

Ao invés de tentar se defender de forma muito ríspida, tenta fazer algumas considerações sobre os argumentos que foram utilizados pelas pessoas que fizeram a crítica.

A partir desta crítica, é importante que as pessoas que recebem uma crítica no ambiente de trabalho invista no chamado autoconhecimento. Avalie o que realmente pode estar acontecendo e invista em estratégias que podem ajudar a terminar com os problemas que são apontados pelos críticos.

Pedir a opinião de outras pessoas que conheçam o seu trabalho também pode ser uma boa alternativa para saber o que realmente tem de verdade nas críticas e o que pode ser um tipo de intriga apenas para deixar o profissional para baixo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo