Dicas

Cadastro NIS – O que é? Como fazer?

O NIS (Numero de Identificação Social) é o número de identificação do trabalhador como o PIS, que tem como objetivo agilizar para o trabalhador o recolhimento do FGTS e a Contribuição Previdenciária, entre outros benefícios. Com o cadastro do NIS milhares de trabalhadores poderão ser beneficiados pelos programas sociais do governo. O NIS está ligado diretamente ao PIS e pode ser utilizado pelo trabalhador para identificação de recebimento de FGTS, Seguro Desemprego ao decorrer de sua vida profissional.

Formas de cadastramento no NIS

Cadastro NIS - O que é Como fazer 01Para efetuar seu cadastro no NIS você só precisa ter acesso a internet e obter os seguintes documentos:

– Formulário FICUS/E preenchido e assinado;

– Cópia de Identidade e CPF do usuário que acessará o sistema;

– Documentos relativos à constituição da empresa e do representante legal;

– Cópia de Procuração, quando se tratar de cadastramento realizado por procurador.

Cadastro pela internet – o cadastro do NIS pela internet é realizado pelos empregadores de maneira individual através do site no sistema de cadastro da empresa. No entanto para poder realizar o cadastro é preciso que a empresa vá até uma agencia da Caixa para pedir permissão.

Cadastro do NIS em Lote – nessa modalidade a empresa pode fazer o cadastro de seus funcionários em lote de forma mais rápida, sem a necessidade de fazer o cadastro individual. O processo é muito fácil e pratico de fazer e necessita do uso do Conectividade Social.​

Como se cadastrar no NIS

Para se cadastrar no NIS é preciso escolher a forma de efetuar o cadastro, seja em Lote ou Individual pela internet;

Para enviar o arquivo no cadastro em lote, envie elaborado em formato de texto por meio do Conectividade Social.

Para enviar o arquivo na internet, selecione o CNPJ da empresa/órgão, clique em Cadastro NIS, preencha a tela de inclusão com as informações e confirme. Depois é só aguardar o retorno, pois a Caixa vai avaliar a documentação estando tudo ok, envia mensagem com números do NIS já incluídos e com códigos de retorno. Site para cadastro do NIS na Caixa http://www.caixa.gov.br/cadastros/nis/.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo