Modelos de Currículos

Carta de Apresentação 2024 – Modelos Prontos

A carta de apresentação é um dos itens mais importantes em busca de uma oportunidade de emprego, pois ter uma carta bem elaborada pode fazer com que o profissional ganhe destaque entre os demais concorrentes a mesma vaga. Quando uma vaga de emprego é divulgada o número de concorrentes é imenso e cabe aos recrutadores fazer a seleção é nessa hora que uma carta de apresentação bem feita pode fazer a diferença. Para que você possa elaborar uma carta de apresentação bem feita, pois é ela que antecede o currículo e passa pelas mãos dos profissionais do RH, vamos auxiliar com algumas dicas bem importantes.

Ao elaborar a Carta de Apresentação é importante ficar atento ao que vai colocar na mesma, pois alguns conteúdos são desnecessários, ou seja, a carta de apresentação deve ser no máximo de uma página. A carta deve ser uma breve apresentação do seu currículo resumindo o histórico da carreira do profissional contendo os pontos fortes do seu perfil profissional, os fracos podem ser omitidos. Nunca coloque na Carta de Apresentação características de cunho pessoal, essa parte deve ficar para a hora da entrevista cara a cara.

Confira alguns modelos de Carta de Apresentação:

A primeira linha da Carta de Apresentação é muito importante deve prender a atenção do leitor para que o mesmo possa se interessar pelo restante do conteúdo.

Modelos de carta de apresentação:

Modelo 1

Prezados Senhores,

Em busca de nova proposta de trabalho na área (preencher a sua área de interesse) apresento-lhes meu currículo anexo.

Entre minhas características básicas encontram-se: adaptabilidade, bom humor, dinamismo, responsabilidades, perfeccionismo, auto-exigência, dedicação ao trabalho e bom relacionamento em geral.

Informo ainda que tenho disponibilidade para viagens, de acordo com a necessidade da organização.

No aguardo de contato de sua parte, coloco-me à disposição para prestar-lhes mais esclarecimentos.

Atenciosamente,

(preencher com sue nome completo e assinar)

Modelo 2

Prezado senhor, (se for o caso, nomear)

Estou me candidatando à vaga de (indicar qual o cargo) existente em seu quadro de pessoal, conforme anúncio publicado no dia (indicar se for este o caso), enviando em anexo meu currículo.

Dentre minhas características profissionais destacam-se o perfeccionismo, dedicação, facilidade de interação com o grupo, responsabilidade… (seguir listando suas aptidões).

Busco minha efetivação no mercado, para desenvolver de um trabalho objetivo e gerar bons resultados, propiciando o crescimento da empresa.

No aguardo de contato, coloco-me à disposição para prestar maiores esclarecimentos.

Atenciosamente,

Seu Nome

Modelo 3

Prezados Senhores,

Estou à procura de novos desafios profissionais na área de Recursos Humanos

e acredito que sua empresa possa ter interesse por minhas qualificações.

Sou graduada em Comunicação Social, com pós-graduação em Administração…

Download aqui!

Modelo 4

Sr. Fulano de Tal

Diretor

Nome da empresa

Endereço

Cidade – Estado

Prezado Sr. Fulano de Tal,

Sou executivo de Assuntos Corporativos e Comunicação Empresarial com carreira em

escritórios de advocacia e na empresa (nome da empresa), onde adquiri sólida

experiência em relações com a imprensa, clientes, órgãos de defesa do consumidor…

Download aqui!

Outros modelos de Carta de Apresentação você encontra no link download.

carta de apresentação e currículo tudo a ver

Organização da Carta de Apresentação

A Carta de Apresentação deve ser bem organizada comece direcionando-se ao recrutador mencionando o nome ou o cargo da pessoa, para casos em que seja um site você deve colocar “Caro recrutador” ou “caro empregador”. Coloque suas características profissionais e pessoais para chamar a atenção do recrutador, a carta deve ser curta elaborada em tom formal e objetivo escrita em papel A4 branco. Ao final da Carta de Apresentação sempre assine, pois lembre-se que é uma carta. Coloque também seu endereço, telefone para contato e endereço de e-mail. Uma carta bem organizada mostra o senso de organização e preocupação do candidato.

Erros cometidos na Carta de Apresentação

Existem erros muito comuns nas cartas de apresentação que devem ser evitados como, por exemplo:

Nunca mencione atributos pessoais, pois é uma carta profissional, um documento. Deixe para falar apenas de seus atributos profissionais;

A carta deve ter o resumo de seu histórico de carreira, portanto seja breve e coloque apenas o que for mais importante. A Carta de Apresentação deve ter 1 folha no máximo, jamais se estenda muito, pois os recrutadores nem pegam para ler cartas grandes;

Evite colocar informações incompletas, como: curso de inglês básico incompleto, formação acadêmica incompleta, entre outras, pois podem ser vistas de forma negativa e prejudicar o contato inicial com o empregador.

Dicas para Carta de Apresentação

A primeira frase na Carta de Apresentação é a mais importante, portanto preste muita atenção para que o recrutador ao ler a primeira linha queira continuar lendo o restante da carta;

Coloque as características profissionais e pessoais que chamem a atenção do recrutador, mas lembre-se de colocar as características de acordo com a vaga em questão;

Mostre interesse na empresa contratante através de conhecimentos sobre a mesma, portanto pesquise e leia sobre a empresa antes de fazer a Carta de Apresentação e enviar seu currículo.

O Vídeo Abaixo pode lhe ajudar bastante durante a redação da sua carta de Apresentação

Com uma carta de apresentação bem elaborada você pode se destacar entre os concorrentes e ser um dos selecionados para a entrevista.

Baixe outro modelo diferente, clique aqui ou aqui!!!

Abaixo temos também um modelo de Cartas de Apresentação (Estagiário):

Modelo de carta para estagiário!!!

Modelo 2023 Carta de apresentação para estágiário!

Redação Vagas Abertas

Coordenação de jornalismo do Vagas Abertas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo