Dicas

Ciências Sem Fronteiras – Como funciona? Como se inscrever?

Oferecer oportunidades de estudo é algo necessário para que todos os interessados possam crescer profissionalmente, sendo que o programa Ciência Sem Fronteiras permite esta especialização, fazendo com que os selecionados possam viajar para diferentes países e adquirir aprendizado de qualidade.

O que é?

O programa Ciência sem Fronteiras procura promover a expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, fazendo com que os brasileiros possam viajar a outros países em busca de conhecimento, possibilitando o intercâmbio e mobilidade internacional.

Ciências Sem Fronteiras

Este projeto foi criado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação juntamente com o Ministério da Educação, procurando desenvolver oportunidades benéficas para todos os interessados que desejam buscar aprendizados, além de poder conhecer países diversos, aprendendo não somente sobre ciência e tecnologia, assim como conquistando conhecimentos sobre o idioma e cultura cultivada no local.

As bolsas são dadas para a promoção de intercâmbio, sendo que as mesmas são distribuídas para os alunos de graduação e pós-graduação, permitindo que os mesmos adquiram experiências profissionais fora do país, realizando estágio no exterior, com treinamentos ideais para agregar algum valor à nação de origem.

 

Vagas e cursos

O programa Ciência sem Fronteiras disponibiliza vagas em vários países, assim como: Alemanha, Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Estados Unidos, Finlândia, Hungria, Japão e Reino Unido.

Quanto aos cursos que são oferecidos por este programa, é possível destacar as vertentes de graduação em áreas como: engenharia (diversas áreas tecnológicas), ciências exatas e ciências da terra, biologia, ciências biomédicas, saúde, computação, tecnologia da informação, tecnologia aeroespacial, fármacos, produção agrícola sustentável, petróleo, gás e carvão mineral, energias renováveis, tecnologia mineral, biotecnologia, nanotecnologia e novos materiais, tecnologias de prevenção de desastres naturais, ciências do mar, biodiversidade e bioprospecção, indústria criativa, novas tecnologias e engenharia construtiva, além da formação de tecnólogos.

 

Como inscrever-se?

A inscrição para o programa Ciência Sem Fronteiras deve ser realizada por meio do site oficial do projeto, na área de “Inscrições e Resultados” (http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/inscricoes-resultados), clicando em “Chamadas Abertas” para visualizar quais as oportunidades que estão aceitando novos candidatos.

O preenchimento do formulário, ao optar por alguma oportunidade em aberto, deve ser efetuado pelo candidato, aguardando o contato, caso escolhido.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo