Dicas

Como conseguir aposentadoria pelo INSS – Doenças e acidentes

A aposentadoria é um beneficio que todo trabalhador que contribui para o INSS tem quando chega à idade ideal e o tempo de serviço contribuído. No entanto, muitas vezes esse beneficio tem que ser adiantado por consequência de uma doença que torna o trabalhador inválido para exercer sua função ou outra qualquer ou até mesmo em caso de acidente. É nessa hora que milhares de dúvidas assolam os trabalhadores, pois como saber se terá direito a aposentadoria pelo INSS? Hoje vamos esclarecer suas dúvidas aqui. Confira lendo o artigo.

O trabalhador que sofrer um acidente ou por doença ficar impedido de trabalhar pode ter direito à aposentadoria por invalidez. Nesse caso a remuneração do aposentado corresponde a 100% do salário de benefício. Se o aposentado provar que necessita de um cuidador permanente o mesmo terá direito a um adicional de 25%. No entanto nem Como conseguir aposentadoria pelo Inss - Doenças e acidentes 01sempre o INSS reconhece no trabalhador a invalidez e sugere ao mesmo uma readaptação de função sempre respeitando os seus limites.

O que é necessário para a aposentadoria por invalidez no INSS?

Para que o trabalhador necessitado da aposentadoria por invalidez consiga o beneficio do INSS é exigido que tenha 12 contribuições mensais, a não ser por causa de acidente ou de doença profissional ou de trabalho. Outra exceção em casos de aposentadoria para assegurados que após serem inscritos na previdência sejam acometidos por alguma doença das quais estão na lista do Ministério da Saúde e do Trabalho e da Previdência Social que é elaborada de três em três anos confira a lista no link http://www8.dataprev.gov.br/e-aps/servico/243. As doenças dessa lista não exigem tempo de carência.

Os trabalhadores inscritos no INSS a partir da data de 29 de novembro de 1999 a contribuição será feita pela média dos maiores salários de todo período de contribuição. A aposentadoria por invalidez não é vitalícia, pois o aposentado deverá passar por perícia a cada dois anos para a comprovação da incapacidade de trabalho. Caso o trabalhador deixe de ser incapaz ou tenha voltado ao trabalho o benefício deixará de ser pago. Para conseguir o benefício é importante que o trabalhador procure a agencia do INSS mais próxima ou pelo site acima para marcar uma perícia com o médico responsável.

Redação Vagas Abertas

Coordenação de jornalismo do Vagas Abertas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo