DicasVestibular

Como conseguir bolsa do FIES 2024 – Financiamento, Requisitos, Dicas

O Fundo de Financiamento ao Estudante (FIES) é um programa do MEC que tem como objetivo auxiliar estudantes que não podem pagar por um curso universitário na categoria particular. O FIES possui juros de 3,4% ao ano e o melhor é que o estudante só começa a pagar pelo curso após ter se formado e tem o prazo de até 10 anos para poder pagar. Isso ocorre porque o prazo permitido para o término do pagamento do FIES é de 3 vezes a duração do curso com acréscimo de mais um ano. Como, por exemplo, se o curso superior for de 4 anos terá 13 anos para poder pagar o FIES.

Como conseguir bolsa do FIES - Financiamento, Requisitos, Dicas 01Requisitos para pedir o FIES

Para conseguir uma bolsa pelo FIES é necessário que o aluno tenha feito o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) no ano anterior ao requerimento do FIES, ter conseguido nota de 450 pontos na média das provas e não pode ter zerado a redação. Podem participar estudantes que possuem renda familiar mensal bruta de até 20 salários mínimos.

Como pedir o financiamento pelo FIES

Para requerer o financiamento do FIES o candidato deverá fazer a sua inscrição através do portal do programa http://sisfiesaluno.mec.gov.br/. Após ter completado a inscrição pela internet o candidato deverá validar os documentos necessários na faculdade onde estuda e pegar uma declaração, para só depois poder assinar o contrato de financiamento do banco.

Prazo de inscrição do FIES

É importante ficar atento aos prazos que o FIES disponibiliza entre cada passo da inscrição. Assim que o estudante fizer sua inscrição pela internet e confirmar terá até 10 dias corridos para poder validar os dados da faculdade, que por sua vez deve emitir o DRI (Documento de Regularidade de Inscrição). Após três dias de emitir o DRI começa a contar o prazo para que o aluno possa comparecer ao banco e contratar o financiamento.. caso o candidato perca um dos prazos, ainda poderá pedir o FIES, no entanto deverá dar inicio do zero.

Em que banco poderá ser emitido o FIES?

Os estudantes que completarem a inscrição pela internet e validar a documentação com a faculdade poderá fazer o financiamento na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil, desde que a agencia esteja na mesma cidade onde o aluno estuda.

 

 

Redação Vagas Abertas

Coordenação de jornalismo do Vagas Abertas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo