Como conseguir uma Bolsa de Estudo Prouni – Dicas

Quem não tem condições financeiras de arcar com as mensalidades de uma universidade particular encontra no Prouni uma ótima solução. O Progama Universidades Para Todos (Prouni), foi criado em 2004 pelo Governo federal e continua ajudando milhões de brasileiros a realizar o sonho de cursar o ensino superior.

 Como funciona?

 Bolsa de Estudo ProuniTodos sabem que no Brasil a universidades públicas que são consideradas de ótima qualidade são difíceis de entrar. Quem não teve um ensino básico de muita qualidade fica a mercê de fazer universidades particulares, porém a maioria não tem condições de pagar. O Prouni oferece bolsas de 50% a até 100% em universidades particulares em todo o país. Para se candidatar a uma bolsa do Prouni primeiro é preciso verificar se a faculdade do seu interesse possui parceria com o programa e depois atender a uma série de requisitos.

Os candidatos precisam ter obtido uma nota mínima no Enem (no caso do Prouni 2014 vale a nota do Prouni 2013 e assim por diante), ou seja 450 pontos; comprovar renda familiar por pessoa de até três salários mínimos; ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em escola particular; e professores da rede pública que desejam fazer um curso de pedagogia e relacionados também pode se inscrever. São aceitos os candidatos que atendem a todos estes requisitos. Para bolsa integral o aluno deve ter renda per capita de até 1,5 salários mínimos, deste número até 3 salários mínimos é concedido bolsa parcial.

 Inscrição

 As inscrições no Prouni são feitas através do site http://prouniportal.mec.gov.br/ em datas divulgadas pelo MEC (Ministério da Educação), geralmente ocorrem no início do ano. Depois da inscrição é feita uma pré-seleção, de acordo com os dados do aluno e o curso que ele colocou como primeira e segunda opção. O estudante deve estar atento a lista de divulgação. Caso seja selecionado basta ir até a secretária da universidade em que irá se matricular portando os documentos solicitados pelo Prouni. E então o aluno assina o termo de Concessão da Bolsa e pode iniciar suas aulas. O estudante tem direito a bolsa durante todo o curso (seja de quatro ou cinco anos), mas para continuar no programa precisa ter uma aprovação de no mínimo 75% nas matérias.


 



3 Comentários