Modelos de Currículos

Como criar um Currículo Online – Curriculum Dicas, Modelos

Para fazer um currículo online deve-se primeiro escolher onde esse currículo ficará. O que acontece com sites e ofertas de emprego online é que cada um tem seu próprio cadastro, método de envio de currículos e exigências. Por isso, é bem provável que você tenha que fazer seu currículo online várias vezes, mas, algumas dicas podem agilizar esse processo.

Primeiro, inscreva-se e faça seu currículo nos principais sites de anúncios de vagas de emprego como o Infojobs ou a Catho. Esses sites facilitam o envio do currículo porque você só precisa cadastra-lo uma vez. Depois, toda vez que você se cadastrar a uma vaga, o site irá disponibilizar um link para o seu currículo em seu banco de dados.

Como criar um Currículo Online

A segunda dica é fazer seu currículo, formata-lo, edita-lo e revisa-lo até que fique perfeito e salva-lo em pdf. O formato pdf salva seu documento word, por exemplo, como se fosse uma imagem, sem possibilidade de edição ou risco de perder a formatação. Nunca mande seu currículo em formatos editáveis. Você pode fazer seu currículo direto em um formato pdf, se tiver o editor da Adobe, ou converte-lo de .doc ou .docx para .pdf em sites como o zamzar.com.

A terceira dica para um bom currículo online, para aqueles que têm mais familiaridade com sites da web, é fazer seu currículo direto em um site. Você pode fazer seu documento e hospeda-lo em um endereço como o seunome.com.br e mandar o link para seus futuros empregadores, ou, se entender de webdesign, é só fazer um site com seu currículo e portfólio, se for o caso.

Dicas para Fazer um Bom Currículo

Agora vamos as dicas menos específicas a currículos online e mais voltada a qualidade do seu currículo. A primeira dica é fazer um modelo contendo todos os elementos que iremos comentar posteriormente. Esse modelo irá ser alterado de acordo com as novidades da sua vida ou com o foco que você quer dar para o currículo que mandar para diferentes vagas.

Coisas que não devem faltar no seu currículo: Carta ou e-mail de apresentação personalizado para cada empresa. Nessa apresentação você irá enfatizar as qualidades e experiências que você tem que são perfeitas para a vaga.

Não faça um currículo muito longo, duas páginas é o máximo. Não deixe de colocar seus conhecimentos extracurriculares e suas especialidades. Foque no principal de sua formação acadêmica, salvo algum detalhe que seja muito importante para a vaga (workshop de como falar em público serve para cargos de vendedores, não de gerente financeiro). Se possível, não deixe de colocar uma ou duas (não mais que isso) carta de referência de algum ex-chefe ou superior de seu antigo emprego.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo