Modelos de Currículos

Como criar um Currículo – Passo a Passo

De acordo com os especialistas a elaboração de um bom currículo lhe garante 50% da vaga de emprego, já os outros 50% deve ser conquistado na entrevista pessoal ou dinâmica de grupo, mas para elaborar em currículo atrativo e bem organizado para garantir sua chamada para o processo de seleção é necessário tomar alguns cuidados no momento de selecionar os dados que entram nele.

Tenha calma ao organizar as ideias, a ideal sempre é distribuir as informações por tópicos, desta forma o recrutador consegue identificar as informações com mais precisão no momento em que for ler seu documento que não pode ultrapassar dez segundos.

A clareza e objetividade sempre ajudam depois que o candidato separou as informações corretamente por tópicos, exemplo, formação acadêmica, experiência profissional, deve observar a estética dos documentos estes itens devem ser separados em blocos com letras maiores, utilizando uma letra grande para o nome, mediana para os blocos e pequenas para as informações.

Outra informação importante são as datas de início e término de trabalho nas outras empresas, coloque-as em ordem cronológica decrescente, ou seja, os mais recentes em primeiro lugar e acrescidos do tempo que ficou em cada instituição, isto facilita a leitura do recrutador deixando-o satisfeito com o que esta lendo.

Como criar um Currículo - Passo a Passo

Como deve ser a apresentação?

Neste momento existem muitas dúvidas e as mais comuns são, se é necessário colocar documentos pessoais, endereço, foto, redes sociais, e entre outras coisas. Um currículo bem estruturado recebe as seguintes informações, nome completo, a data de nascimento, endereço, e-mail e telefones de contato, somente estão informações são necessárias e ajudam no momento da chamada para seleção.

Referente à foto, não é necessário colocar amenos que seja uma solicitação da área, alguns locais pedem para que o candidato coloque foto, caso isso aconteça ela deve seguir o padrão RG, fundo neutro e deve conter apenas você na foto, nada de amigos, familiares ou animais de estimação, e também não fazer uma cara séria e carrancuda, pode sorrir na foto, não existe nenhum problema nisso.

 

Formação acadêmica ou escolaridade

Devemos colocar Escolaridade para candidatos que estão realizando ou já terminaram o ensino fundamental ou ensino médio, já a formação acadêmica serve para as situações de cursos ou graduação e certificados de especialização, neste caso o candidato deve especificar se é completo ou em andamento e em qual área esta estudando.

Quem tem apenas formação escolar deve elabora o currículo de forma contraria, após as informações, pessoais, e objetivo coloquem as experiências profissionais e depois a escolaridade, esta é uma forma de chamar a atenção do selecionador, oferecendo mais experiência já que não possui certificação na área.

 

Com se expressar no currículo?

A linguagem deve ser clara, e o candidato deve usar palavras do seu conhecimento, se o currículo é simples não adianta no resumo profissional colocar uma linguagem técnica. O documento é sua vitrina e situações desconexas como esta fazem com que o recrutador não queira continuar lendo o seu documento, se concentre em divulgar em poucas palavras seus estudos e experiências.

 

Cursos como organizá-los?

Os cursos complementares como os idiomas, computação e entre outros, devem ser colocados em blocos diferentes da sua formação escolar ou acadêmica, mas caso os seus cursos não tenham ligação com a candidatura é melhor não colocar.

Exemplo, você esta enviando sua candidatura para uma vaga de corretor e nos seus cursos consta um curso de cabeleireiro, esta adição pessoal não irá contribuir para a vaga que esta buscando no momento, sendo necessário se decidir qual área deseja atuar.

Cursos realizados pela internet podem ser inseridos no currículo, e caso o candidato deseje especificar em poucas palavras os cursos é uma boa dica, no máximo duas linhas, mas caso exista muitos cursos não relate nada, apenas coloque o curso que fez, lembre-se que o selecionador tem apenas 10 segundos para ler este documento.

 

Devo ou não devo falar como sou?

Os especialistas garantem que não é necessário colocar este tipo de informação, parte da sua personalidade é identificada na entrevista, o currículo deve ter apenas informações pessoas, sua formação, cursos, experiência profissional, mas deve conter sempre o objetivo o cargo pretendido.

Neste caso, se o candidato esteja interessado em mais de um não relate todos, neste momento não coloque objetivo, deixe esta informação e seu desejo para o momento da entrevista acrescentando as suas habilidades e disposição.

Com todas as ideias bem organizadas e currículo bem formatado, faça uma leitura de todos os blocos e veja se não esta faltando nada, além disso, observe se existe algum erro de português ou linguagem informal, estes pequenos elementos ajudam muito no ato da leitura.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo