Como encontrar meu local de votação – Consultar Eleições 2016

O dia em que, em 2016, diferentes municípios decidirão os seus prefeitos e que serão escolhidos novos senadores está ficando próximo: já é em 2 de outubro. Contudo, a dúvida, para alguns eleitores, é: “como encontrar o meu local de votação?” e é simples consultar essa informação.

 

O que significa o local de votação?

Quando se fala em local de votação, não se fala somente na escola, por exemplo. Fala-se também em duas outras divisões que precisam estar corretas: a zona e a seção. Se o eleitor encontrar a escola, mas não achar a sua seção ou então a sua zona, não conseguirá votar.

como-encontrar-meu-local-de-votacao-consultar-eleicoes-2016

Compreendendo a divisão entre as zonas e as seções

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode necessitar de diferentes informações ligadas às eleições e aos eleitores. Quando alguém possui dívidas com o TSE, ou seja, não efetuou nem o voto e nem a justificação, esse indivíduo não pode assumir uma função pública, por exemplo, e o TSE usa as informações das seções e das zonas. Assim, essas divisões são meios para organizar.

 

Achando o local de votação

São três os caminhos para o eleitor encontrar onde deve votar. Uma possibilidade é buscar o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou então o TSE. Importante dizer que, se o cidadão decidir buscar o TRE, precisa ir pessoalmente.

Outra possibilidade é usar a Internet para achar esse local de votação. Com a página eletrônica do TSE (http://www.tse.jus.br/) ou nas páginas eletrônicas dos TREs, o eleitor precisa buscar a área Título e Local de Votação. Recomenda-se que o eleitor esteja com o seu número do título ou então com o RG, pois o sistema pedirá.

 

O cartório eleitoral

O cartório eleitoral é aquele que em que o cidadão obteve o seu título. Sendo ele quem emitiu, ele possui todas as informações e pode informar qual é o local de votação.

 

Central de Atendimento

Existe uma central que orienta os eleitores, inclusive com relação ao local de votação e a página eletrônica do TRE traz os telefones.







Sem Comentários.

Deixe um Comentário