Dicas

Como estudar para Concursos – Rotina, Dicas

Todos os anos um número grande vagas são abertas em concursos públicos no Brasil onde atraem vários e vários candidatos na busca por estabilidade no emprego, assim como por um trabalho em algum órgão público seja do nível federal, estadual/distrital ou municipal.

Mas, o grande erro dos candidatos a essas vagas é estudar em cima da hora, ou seja, apenas após os editais para os concursos terem sido publicados – esse prazo gira em torno de, no máximo, 90 dias até a data da prova.

Infelizmente essa é a pior estratégia para quem quer estudar dessa maneira visto que acaba por criar uma expectativa na necessidade de estudo que atrapalha o bom andamento dos estudos. Sabendo disso elaboramos um pequeno “manual” de estudos na busca por auxilia-lo a aprovação no concurso público.

Como estudar para Concursos - Rotina, Dicas 01

Em primeiro lugar não estude apenas após o edital. O correto é criar uma rotina diária de estudos visando um concurso público futuro, aquele mesmo que ainda não tem edital e que só deverá ter sua prova daqui um ou dois anos – isso dará tempo suficiente para estudar todos os conteúdos e tirar suas dúvidas com calma.

Para estudar com um prazo maior é fundamental localizar os editais anteriores, assim como os conteúdos programáticos dos concursos para o mesmo cargo e órgão, pois são poucas ou até mesmo raras as alterações de um edital para o outro. De posse dessas informações procure por apostilas – pode ser online mesmo, livros e artigos que tratem sobre o assunto dando um foco maior para aquelas áreas do conhecimento em que tenha maior dificuldade.

Existem, também, escolas com cursos preparatórios em disciplinas gerais como, por exemplo, língua portuguesa, matemática, áreas específicas do direito, entre outras que são cobradas em diferentes concursos e que tem um custo muito menor do que aquele curso preparatório realizado apenas alguns meses ou dias antes da prova.

Para finalizar, uma dica imprescindível é não deixar de se divertir, sair de casa com amigos e familiares para ficar apenas estudando. Embora grande parte dos candidatos a concursos públicos tenham empregos e, desta maneira, o tempo para estudo seja menor, ficar apenas na frente dos livros não é benéfico por causar ansiedade e estresse.

Redação Vagas Abertas

Coordenação de jornalismo do Vagas Abertas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo