Como formatar um currículo? Regras

Quase todas as pessoas no mundo já tiveram de procurar emprego. Assim, é de conhecimento de todos a importância de um currículo bem preparado, o vai além das informações interessantes que possam ser colocadas nele. De forma geral, ter um bom currículo abre portas e vale a pena saber formatá-lo.

 

O que é a formatação?

A formatação é a forma na qual o texto está organizada e diz respeito aos seus elementos gráficos e informações acrescentadas. Além disso, também faz parte da formatação a escolha das informações que serão acrescentadas. É importante conhecer como cada um desses itens deve ser trabalhado para fazer um bom currículo profissional.

Como formatar um currículo

Em primeiro lugar: o que colocar?

Há pessoas que preenchem um currículo acrescentando uma grande quantidade de informações desnecessárias, assim como há pessoas que omitem itens que são importantes para o preparo de um bom currículo. Sendo assim, é essencial que haja um meio termo.

Em primeiro lugar, os dados pessoais a serem acrescentados devem limitar-se a: nome completo, estado civil, idade, nacionalidade, endereço, telefones de contato e e-mail. Esses são os dados que o empregador utilizará fato e acrescentar muitos outros polui o currículo.

Depois, deve vir o objetivo, sendo que ele precisa ser claro e objetivo. Caso não haja uma especificidade, pode-se colocar “À disposição da empresa”. Em seguida, é acrescentada a formação acadêmica. Nessa área, coloca-se curso, instituição de ensino e ano de conclusão. As experiências profissionais devem ser inseridas partindo da mais recente e é recomendado que apenas as experiências relevantes para a vaga em questão sejam mencionadas.

Conhecimento de idiomas e de Informática devem ser mencionados com o seu respectivo nível. Além disso, disponibilidade para se mudar ou viajar é uma informação importante e que deve ser explorada, já que pode configurar um diferencial.

Com relação à parte gráfica, é recomendado que a fonte seja Arial, tamanho 12, com espaçamento de 1,5 centímetros. Além disso, a margem superior esquerda deve ter 3 centímetros e a inferior direita deve ter 2 centímetros, deixando o documento formal.







Sem Comentários.

Deixe um Comentário