Dicas

Como Funciona o Atestado Médico Para Afastamento?

Para conseguir uma licença do trabalho, há diferentes documentos que possibilitem o afastamento, sendo que o atestado médico é muito utilizado para que um profissional possa ficar um tempo fora de seu emprego, porém com motivos claros e válidos para que o mesmo seja aceito.

O que é?

O atestado médico para afastamento é uma documentação dada por profissionais da área de saúde para que os mesmos possam comprovar ao seu empregador que o funcionário em questão deverá permanecer tanto tempo afastado da empresa.

Atestado Médico Para Afastamento

Normalmente o tempo de afastamento é estipulado no próprio documento, acusando quantos dias ou meses o empregado deverá permanecer em sua casa, sem realizar os seus serviços habituais.

 

Como é fornecido?

O atestado médico para afastamento, como dito acima, é um documento feito por médicos especialistas e dados aos profissionais que possuam motivos de saúde para tal afastamento.

O motivo em questão poderá ser algum problema que ocorreu em seu próprio ambiente de trabalho, causando riscos ao seu bem-estar e saúde em geral, assim como também pode tratar-se de casos externos, necessitando do afastamento em caso de doenças graves, contagiosas e que possam comprometer seu desempenho no ambiente de trabalho e causar-lhe ainda mais riscos.

Os casos de cirurgias ou quebra de alguma parte do corpo são motivos para a emissão do atestado médico para afastamento, sendo que estes dois casos são os mais comuns para que os profissionais possam solicitar alguns dias longe de seus serviços habituais.

 

É possível que o empregador rejeite?

O atestado médico para afastamento deixa claro quais os motivos e quanto tempo o profissional deverá estar fora de seu cotidiano de trabalho, porém o empregador poderá questionar e até mesmo julgá-lo como falso.

Para que isto não ocorra é necessário que o atestado possua o nome do médico que lhe atendeu e alguns contatos da clínica ou consultório em questão que emitiu esta documentação, assim o empregador, ao receber o atestado médico de afastamento, poderá retirar a dúvida e contatar o local de saúde para perguntar sobre a presença do paciente ao local e sobre a veracidade dos fatos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo