Como funciona o Sistema de Quotas do ENEM 2015 – DIcas

As cotas ainda é um assunto polêmico para muitos brasileiros. Em agosto de 2012 a Lei das Cotas (Lei nº 12.711), foi aprovada ela determina que as universidades federais reservem 12,5% das vagas para determinado grupo de estudantes. Até 2016 elas terão que reservar 50% das vagas para estudantes que cursaram todo ensino médio em colégio público, estudantes negros, pardos ou indígenas. A lei das cotas também determina que metade das vagas deve ser destinada a estudantes com renda familiar mensal por pessoa igual ou menor a 1,5 salário mínimo e outra metade para quem tem renda superior a este valor.

 O Enem e as Cotas

O Exame Nacional do Ensino Médio, Enem é o grande fator determinante para os alunos que desejam entrar nas universidades publicas por meio das cotas. Para se candidatar é preciso ter prestado o Exame e obter uma boa nota. As universidades Federais contam hoje com o Sisu, (Sistema de Seleção Unificada), onde os alunos concorrem a vagas nas universidades publicas cadastradas apenas com a nota do Enem.

Quotas do ENEM 2013

 Inscrição

Na hora de se inscrever no Sisu o aluno deve informar se é cotista ou não, em caso afirmativo ele deve responder um questionário socieconômico. Estudantes de escolas particulares com bolsa integral não entram no sistema de cota. Para se ter uma ideia em cursos como medicina e média de nota deve ser 800, acima de 700 para cursos concorridos, e a nota de 600 pode ser suficiente para entrar em cursos menos elitizados. Já em 2013 as cotas estão valendo, com 12,5% de vagas para cotistas, em 2014 o percentual de vagas sobe para 25% e 37,5% em 2014 e em 2016 com 50%. As universidades federais podem se desejar adotar os 50% antes do prazo.

Então as cotas em conjunto com o Enem visam ajudar os brasileiros considerados minorias, que teoricamente tem acesso a um ensino básico precário e não tem condições financeiras de arcar com uma faculdade particular. Fazer o Enem é fundamental para todo estudante que deseja ingressar em uma boa universidade. Em 2013 as inscrições do Enem encerraram com um número recorde, 7.105.903 de candidatos, um aumento de mais de 2 milhões com relação a 2012.







Sem Comentários.

Deixe um Comentário