Empregos

Como ganhar dinheiro sendo freelancer

O dinheiro está curto e faltam ideias ou tempo para arranjar um outro emprego? Uma solução que está se tornando cada vez mais comum no Brasil e no mundo é se tornar um profissional freelancer.

O que é freelancer?

Profissionais freelancers trabalham sem contrato e recebem por projeto ou hora trabalhada. É uma ótima opção para completar renda ou até garantir um pouco de dinheiro naquele período chato entre empregos.

Como ganhar dinheiro sendo freelancer

Muitas pessoas começam a optar pelo freelancer porque permite trabalhar em home office e ter contato direto com o cliente. Os prazos e preços também são estabelecidos pelo próprio profissional.

Como posso começar a trabalhar?

Para ser um profissional freelancer basta ter uma especialização que possa ser usada em projetos individuais. Algumas áreas bastante comuns são design, jornalismo, tradução, arquitetura, programação, gerenciamento WEB e mídias sociais.

É possível investir em cursos antes de começar a carreira como freelancer ou simplesmente utilizar uma especialização que já possuía. Se você é um arquiteto, por exemplo, pode ficar de olho em projetos de plantas, consultorias ou designs de interiores. Designers podem procurar ofertas para criação de logos, sites e afins. O que importa é ter uma área.

Onde trabalhar?

O profissional freelancer precisa estar sempre à procura de novas oportunidades porque, diferente do contrato, elas raramente são mandadas para ele. Para isso é muito importante criar um portfólio profissional onde você exiba seus melhores trabalhos. O cliente precisa conhecer o que você faz antes de decidir por seus serviços, então faça questão de mostrar o portfólio.

Também é importante se conectar com o cliente e isso é possível através de redes sociais feitas especialmente para freelancers. Existem diversos sites especializados onde clientes postam os detalhes de um projetos e profissionais podem dar orçamentos. Depois o cliente escolhe o orçamento que preferir e o trabalho pode ser começado. Alguns sites desse tipo são:

  • co – http://trampos.co/ – site de vagas de emprego com seção específica para profissionais freelancer em busca de projetos.
  • Near Job – http://www.nearjob.com.br/ – site que facilita a conexão entre empresas e profissionais para serviços temporários.
  • 99freelas – https://www.99freelas.com.br – conecta clientes e profissionais de qualquer áreas para projetos variados.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo