Dicas

Como me candidatar a vereador? Requisitos, dicas

As eleições para vários cargos de nível municipal acontecerão em 2016 e chegam cada vez mais próximas. Mas ainda dá tempo de candidatar-se a alguma cargo, afinal, quem nunca teve o sonho de entrar para a política?

Os cargos para a política são muitos e o de vereador é bastante procurado pelos ingressantes nesse mundo. Mas o que exatamente faz um vereador e como é possível se candidatar ao cargo?

Como me candidatar a vereador

O que é um vereador?

O vereador é um político do setor legislativo do governo e tem como uma de suas principais funções fiscalizar as ações do governo municipal. Ele é um cargo muito próximo à população, o que pode ser uma vantagem ou desvantagem para os iniciantes dependendo do ponto de vista.

Ele também é responsável por aprovar ou rejeitar propostas feitas por parlamentares através de votações na câmara dos vereadores. Também é possível que um vereador exerça funções no exterior da câmara ao visitar comunidades, pesquisar as propostas de lei e também outros representantes políticos.

Alguns dos tipos de leis que um político desse cargo pode aprovar ou rejeitar são: orçamentos, leis de uso de solo municipal e concessão de serviços públicos.

Como se candidatar para o cargo?

Primeiro é importante saber que o número de vereadores por cidade é variado, depende do número de habitantes, quanto mais moradores mais vereadores o município terá. No mínimo são 9 políticos desse cargo e no máximo 55.

Alguns pré-requisitos devem ser observados antes da candidatura. O político precisa ser brasileiro, ter filiação a algum partido político, ser maior de idade, votar no município onde deseja se candidatar, ser um cidadão pleno e que pode exercer todos seus direitos, saber ler e escrever e possui o certificado de reservista (no caso de homens).

Quem deseja se candidatar precisa estar morando no município pelo menos durante 1 ano antes das eleições e ser filiado a um partido até Abril de 2016. Para oficializar sua candidatura é necessário que seu partido entregue os seguintes documentos até o dia 5 de julho de 2016:

  • Cópia de documento com foto;
  • Requerimento de registro de candidatura;
  • Declaração de bens;
  • Fotografia atual;
  • Comprovante de escolaridade;
  • Certidão criminal.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo