Como pedir recurso em Concursos Públicos – Dicas

Diversos concursos públicos são realizados no país a cada ano oferecendo a possibilidade de trabalhar com mais tranquilidade já que a demissão não pode se dar simplesmente porque o chefe tem desentendimentos com seu subordinado ou algo do gênero. Fazer a prova é um momento crucial na vida de qualquer candidato, mas e quando o gabarito é divulgado e ele não concorda com uma das respostas? O que fazer? É para isso que ele pode fazer um recurso.

O recurso é a contestação do resultado que o candidato pode apresentar. No próprio edital está previsto tal ato mais detalhadamente e até com prazo para que isso seja realizado. Normalmente não passam de dois dias e pode ser feito assim que o gabarito preliminar for divulgado.

Como pedir recurso

Está previsto no edital como que o recurso de concurso público pode ser apresentado. Em alguns casos é necessário preparar num modelo próprio que está presente no próprio edital.

Outro ponto importante é com relação ao endereço para encaminhamento. Ele pode ser feito através da internet ou pelo Correio com aviso de recebimento e tem de obedecer às indicações que estão contidas no edital. Às vezes quando se trata de concurso municipal é necessário que a entrega do recurso seja pessoalmente.

Somente é aceito que cada candidato faça um recurso por questão. É necessário prestar atenção às regras que estão estabelecidas no edital, pois elas são rigorosas e assim o recurso será analisado.

O que é a fundamentação

O recurso deve ser claro, objetivo e consistente. Citar um autor, informar um livro com a pagina e edição que a informação é divergente torna o recurso fundamentado, ou seja, com base sólida. Isso faz com que as chances dele ser aceito aumentem. Isso também serve quando um conteúdo que não estava no edital caiu na prova.

Se algum recurso for aceito e a questão altera isso vale para todos os candidatos. Ao fazer a análise do recurso ficar constatado que não há resposta correta a mesma será anulada para todos.

Banca soberana

A banca nem sempre acata aos recursos interpostos. Após a divulgação do gabarito final nenhum novo questionamento pode ser feito e a lista de classificação toma forma para que os aprovados sejam chamados e assumam seus respectivos cargos.








Sem Comentários.

Deixe um Comentário