Dicas

Como responder uma entrevista com perguntas inusitadas

Como forma de teste para verificar se o profissional é, ou não, competente ao ponto de ingressar em determinado cargo, o entrevistador planeja algumas perguntas inusitadas, que dificilmente são feitas em entrevistas e acabam por surpreender o entrevistado, sem que o mesmo saiba como respondê-las da maneira correta.

Em suma, estas perguntas inusitadas possuem relação com a vida pessoal de uma pessoa, fazendo com que as mesmas surpreendam-se com algo íntimo, demorando algum tempo para pensar, assim há algumas dicas para se sair bem em uma entrevista com perguntas inusitadas.

Seja sincero

Para que você consiga responder às perguntas inusitadas, é necessário que você fale com sinceridade com seu entrevistador, sendo que muitos profissionais, ao serem surpreendidos por estas questões, montam textos em sua mente, muitas vezes pensando que há uma resposta “correta”, porém, em questões pessoais, o ideal é que a resposta flua naturalmente.

Mesmo com a dica da sinceridade, é necessário adequar o linguajar, sem abordar alguns assuntos mais delicados e que são impróprios para abordar em uma entrevista de emprego, atentando-se ao tipo de comunicação utilizada.

Sua opinião deve ficar clara para o entrevistador, sem que o mesmo tenha dúvidas em relação à sua resposta.

Como se sair em uma entrevista com perguntas inusitadas

Sem perguntas retóricas

Por mais inusitada que seja a pergunta, a mesma deverá ser respondida, sendo que muitos profissionais, para escapar da pressão, acabam realizando perguntas retóricas, fazendo com que, por fim, o entrevistador não obtenha qualquer resposta do caso, demonstrando aflição, medo e desespero ao realizar este tipo de ação.

 

Brinque, mas não use tom de ironia

Para alguns tipos de perguntas inusitadas, é possível que o profissional aposte na brincadeira para respondê-la, sendo que vários entrevistadores, para complicarem os entrevistados, acabam envolvendo seres mitológicos e assuntos completamente bizarros, podendo incluir um tom brincalhão para a resposta.

A ironia não deve estar presente, não confundindo a brincadeira com a ironia, pois a mesma poderá passar uma impressão negativa, assim como um deboche em relação à pergunta que foi feita pelo entrevistado, não sendo bem vista pelo futuro contratante de seus serviços.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo