Como ser mesário em 2016 – Inscrição, Remuneração

Todas as eleições possuem um personagem importante e que não é o candidato e nem quem vota: é o mesário. É por ele que a eleição fica organizada. Muitos estão acostumados a ser convocados para mesário, mas existe quem atue como mesário de maneira espontânea. Vale saber como ser mesário em 2016.

 

Compreendendo o serviço dos mesários

O mesário é aquele que rege a eleição dentro dos espaços eleitorais. Isso significa que o mesário orienta todos os eleitores, mostrando onde está a zona que eles procuram, tirando dúvidas e dando os comprovantes àqueles que votaram. Importante: o mesário, durante a eleição, é uma autoridade.

Como ser mesário em 2016 - Inscrição, Remuneração

Como é a inscrição para mesário 2016?

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebe, em seu site, as inscrições para os que desejam ser mesários no ano de 2016: http://www.tse.jus.br/eleitor/mesario/programa-mesario-voluntario. As inscrições são realizadas considerando o Estado. Depois de selecionar um, aparecem informações sobre o ato de ser mesário e, abaixo, o link para inscrever-se.

 

Aprendendo a ser mesário

Depois que os mesários estão inscritos, é essencial que eles sejam treinados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Assim, o TRE de cada Estado realiza os treinamentos, ensinando aos mesários o que eles precisam fazer e o que eles não podem permitir que ocorra.

Para que esse treinamento do TRE seja cômodo para o mesário, ele pode ser realizado EAD. De fato, esse sistema já foi usado e os mesários treinados assim ficam tão aptos quanto os que fazem o treinamento do TRE presencialmente. O treinamento do TRE não é somente burocracia. Na verdade, as atividades dos mesários são essenciais para a eleição.

 

A remuneração dos mesários: quais os benefícios?

Um mesário dispende os dias em que a eleição ocorre e os períodos para ser treinados. Assim, é natural que o TSE recompense-os. No entanto, essa recompensa não acontece em forma de dinheiro: os mesários não têm remuneração, mas têm vantagens. Em concursos públicos, pode ser favorecido no desempate; pode usar essa experiência como horas complementares em Universidades; recebe auxílio para alimentar-se e mais.







Sem Comentários.

Deixe um Comentário