Concurso Bombeiros-PI 2017 – Edital

O Corpo de Bombeiros do Estado do Piauí admitirá em 2017 novos soldados em caráter efetivo. O edital é para os oficiais de ambos os sexos e serão contratadas 110 novas pessoas. O motivo para que órgão piauiense precise de mais pessoal é a aposentadoria: existe uma quantidade importante de oficiais que deixaram a sua função porque obtiveram esse benefício.

O teste objetivo para o Corpo de Bombeiros piauiense será em 19 de novembro, sendo ele de múltipla escolha e que se baseará no Português. A seleção para ser oficial também vai usar uma prova dissertativa para que esses candidatos mostrem o seu entendimento linguístico.

No caso da prova objetiva, ela será feita de 60 pergunta; já os pontos que a prova dissertativa poderá ofertar são 20. Dentre as coisas que serão postas na prova objetiva estão as leis do Corpo de Bombeiros do Piauí e ainda perguntas de Matemática.

As remunerações para os oficiais serão de R$ 3.000,00 e eles podem ter o ensino fundamental. No entanto, os testes referentes à aptidão física são considerados bem rigorosos, incluindo diferentes flexões e mais.

O que o oficial de bombeiros vai fazer?

Os admitidos como oficial de bombeiros vão ter de socorrer cidadãos e também animais, tanto em situação que inclua fogo quanto em outros tipos de perigos. É normal, por exemplo, que os oficiais resgatem aqueles que estão em locais muito altos, além de terem de ser capazes de prestar primeiros socorros.

Os oficiais dos bombeiros vão ter equipamentos e a CCB sempre os treina. Além disso, eles costumam ter adicional por causa do perigo que está relacionado a sua função. Além desse trabalho operacional, existem oficiais que ficam na tesouraria e outros que são incorporados em setores como o de asseio de viaturas.

Inscrição

Ocorrerão pelo http://nucepe.uespi.br/bombeiro2017.php a partir de 18 de setembro e até 6 de outubro. A NUCEPE poderá ofertar isenção para os candidatos a ser oficiais, desde que eles estejam inseridos no Cadastro Único. A taxa que a banca cobrará é de R$ 70,00.