Concurso Detran/CE 2017 – Inscrição, Edital

O Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) do Ceará terá novo edital no ano de 2017, sendo ele liberado no próximo dia 15 de setembro. A notícia veio do próprio governador, que é o Camilo Santana. O primeiro pedido para que esse concurso fosse feito previa 400 vagas, mas foi preciso restringir as contratações e, dessa forma, elas passaram a ser 300.

As admissões para esse órgão estadual serão definitivas e o comum é que a banca, que ainda não foi mencionada, utilize as provas de títulos em conjunto com as provas objetivas. Como o edital ainda sairá, os interessados não sabem qual será a remuneração, embora seja mencionado até R$ 3.000,00. Todavia, o DETRAN cearense vai disponibilizar vale transporte e os horários costumam compor 40 horas semanais.

Entendendo o DETRAN/CE

O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará é o órgão que faz as carteiras de habilitação e também que opera os emplacamentos de todos os veículos. Também é com essa instituição que as autoescolas atuam: as pessoas que fazem as suas aulas depois são testadas pelo DETRAN para que a sua CNH seja liberada.

No caso de transferências de nome e de outros documentos, além de problemas com multas, os motoristas têm de procurar a unidade. É nesse lugar ainda que os proprietários têm informações a respeito do licenciamento anual e até do seu Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA).

Cargos

O provável é que o Departamento Estadual de Trânsito cearense contrate os analistas de transporte e trânsito. Porém, existem boatos de que haverá mais um edital para esse órgão público: nele, o Governo do Ceará poderá incluir mais profissões.

Os concursos públicos para essa instituição têm taxas de inscrição. Por isso, os que participam do Cadastro Único podem preparar alguns comprovantes no caso de desejarem solicitar isenção. É normal que os deficientes estejam inclusos nos editais: por isso, vale que os laudos médicos, por exemplo, estejam preparados. As inscrições tendem a se iniciar assim que o edital for apresentado, existindo nele todo o cronograma..