Concurso para cadastro de reserva – Como Funciona, Vale a pena fazer?

Os concurseiros de plantão sabem que é cada vez maior a quantidade de concursos que surgem apenas para cadastro de reserva. Para muitos isso é uma frustração e tanto já que se dedicaram meses e até anos para prestar a prova do certame e quando o edital é lançado o que ele vê são pouquíssimas ou até nenhuma vaga, tudo para que a administração pública fique mais confortável na hora de convocar os aprovados.

Muitos desses concurseiros quando se deparam com esse tipo de concurso preferem nem fazer a prova, deixam passar a oportunidade e todo o tempo desprendido em prol do seu objetivo que é ter estabilidade financeira e no emprego. Afinal, de que adianta estudar tanto, ter um desempenho sensacional na prova e não ter a garantia que vai ser convocado? Mas é justamente aí que está a questão.

A grande tendência é que os concursos públicos que venham a ser realizados não tenham mais aquele número expressivo de vagas. As chances disso acontecer são mínimas já que o poder público não quer ser obrigado a convocar alguém que esteja dentro do quadro de vagas quando já está prestes a realizar outro certame.

Como funciona

Um concurso para cadastro de reserva funciona da seguinte maneira: o edital é lançado com o anúncio de certa quantidade de vagas mais o CR (cadastro reserva) ou simplesmente sem vagas e apenas o cadastro reserva. Todos os processos que são comuns num concurso com vagas é realizado como abertura do período de inscrição, encerramento, realização da prova, divulgação do gabarito e lista dos aprovados.

Essa lista é divulgada conforme o edital que geralmente indica que seja feita do mais bem colocado ao pior. Ou seja, quem teve a maior pontuação fica em primeiro, segundo e assim por diante. A classificação é a mesma de um concurso que tem uma quantidade de vagas informada, mas nesse caso o candidato é chamado de acordo com a necessidade da administração pública.

Vale a pena fazer?

A tendência é que seja cada vez maior a quantidade de concursos públicos que realizam concurso para cadastro de reserva. Sendo assim, quem não fizer perderá a oportunidade de concorrer a uma vaga no poder público. Além do mais, o esforço do candidato é que vai determinar sua colocação, por isso, vale a pena.