Concurso PM MA 2017 – Edital e Inscrição

A Polícia Militar do Estado do Maranhão (PM MA) efetivará no ano de 2017 mais de 1.200 novos soldados e também alguns oficiais. Sendo importante ter até os 35 anos, esses profissionais são os que cooperarão com a ordem desse Estado, trabalhando nos patrulhamentos e também nos embates diretos.

Antes de os soldados e também de os oficiais serem mesmo efetivados, eles passarão alguns meses na escola de formação. Antes disso, porém, ocorrerá um teste objetivo e a Cebraspe, que é a banca organizadora, também os avaliará fisicamente com relação à sua condição.

Apenas os que têm mais de 18 anos podem ser policiais militares e as mulheres têm de ter 1,60 cm como altura mínima. Para todos é solicitado o ensino médio e os homens precisão apresentar 1,65 cm ou então mais. Os candidatos podem ter também o ensino superior, mas não é provável que a banca use as provas de títulos porque essa não é a escolaridade padrão.

Inscrição

Elas serão no http://www.cespe.unb.br/concursos/pm_ma_17/ de 16 de outubro até 16 de novembro. Os candidatos a ser oficiais ou a ser soldados vão ter taxas de inscrição diferentes:  no primeiro caso, ela é de R$ 150,00 e passa para R$ 100,00.

Para os dois tipos de cargos pode-se pedir a isenção da taxa. Entretanto, isso só será liberado se os candidatos estiverem no Cadastro Único, ressalvando-se que a Cebraspe vai usar os comprovantes de renda.

Os conteúdos que vão estar no teste dessa banca incluem a Geografia dessa unidade federativa, além de raciocínio lógico e também de questões de Português. A história do país todo e também desse Estado vão ser pedidas, da mesma forma que a legislação. As provas serão sempre de múltipla escolha e o gabarito tende a ser dado pela banca organizadora na mesma semana.

Os candidatos podem visualizar os conteúdos programáticos que a Cebraspe vai utilizar diretamente no seu edital. O seu site oficial também poderá apresentar algumas provas que poderão ser encaradas como preparatórias, inclusive com os seus gabaritos.