Concurso SES-PE 2017 – Edital, Inscrição

Está aberto concurso par servidores da Secretaria Estadual da Saúde de Pernambuco (a SES-PE) em 2017, estando no edital 45 oportunidades. Além do Serviço de Verificação de Óbito, outros departamentos vão recebê-los, mencionando-se que todos os que começarem na SES-PE serão somente temporários.

Os órgãos públicos do Brasil ficam com os profissionais temporários por um ano; entretanto, a não existência de mais pessoal autorizará essa secretaria pernambucana a ficar com os admitidos por mais meses. Além disso, a estabilidade para esses temporários também existem, em certa medida, pois é feito contrato.

Os cargos disponibilizados aos candidatos são auxiliar de necropsia, sanitarista, apoiador institucional e outros. É mencionada remuneração distinta para cada área, mas os aprovados poderão receber entre R$ 3.720,00 e os R$ 1.500,00. Além do Serviço de Verificação de Óbito, os cidadãos serão contratados na Secretaria Executiva de Vigilância Sanitária e também na Vigilância Epidemiológica Hospitalar.

A escolha desses temporários vai ser com prova prática, especialmente no caso dos que forem candidatos para as vagas de necropsia. Apesar de não ser provável que eles lidem com qualquer corpo real enquanto estiverem nesse teste, é certo que a Secretaria Estadual da Saúde de PE vai colocá-los para tratar com bonecos e, assim, avaliar o que eles conhecem de necropsia.

Antes da prova prática, todavia, será feita a prova objetiva: unicamente com aprovação nela vai-se para as outras formas eliminatórias. Além das eliminatórias, aliás, tem-se a classificatória, que é realizada pela prova de títulos.

Mesmo que a prova objetiva costume ser a primeira parte para qualquer certame público, a SES-PE usa uma antes dela, que é a avaliação dos currículos. Os candidatos deixam com o órgão as suas informações profissionais para que apenas os currículos que a SES-PE mais aprecie sejam enviados para as provas objetivas. As datas para elas são 24 de outubro.

Inscrição

A página da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco tem a aba para as inscrições: http://portal.saude.pe.gov.br/. Pode ser que esse órgão disponibilize também cotas e vale ver se existirão taxas variadas de inscrição.