Curriculum ou Currículo – Qual a maneira correta de Escrever?

Uma das dúvidas mais frequentes de quem procura informações sobre currículo é justamente a forma correta de se escrever o nome desse documento tão importante. Pesquisando pela internet ou lendo os classificados é comum vê-la sendo escrita de duas formas: curriculum e currículo e por isso muita gente acaba ficando na dúvida.

Para resolver isso, é preciso ficar atento a alguns detalhes que te ajudarão a memorizar a resposta para a pergunta:

Curriculum Vitae é uma expressão vinda do latim que ao pé da letra significa “resumo da vida” ou “trajetória da vida”. O que de fato serve bem para definir sua função já que esse documento serve para resumir a trajetória profissional do candidato, fornecendo alguns detalhes quanto aos seus cargos e qualificação.

Já currículo nada mais é do que a versão aportuguesada da expressão em latim. Ambas estão corretas e podem ser usadas normalmente, mas por uma questão de familiaridade com o idioma o recomendado mesmo é usar “currículo”.

Quanto ao emprego incorreto da palavra, ele acontece quando o candidato mistura ambas as versões e escreve “Currículo Vitae”. Isso sim deve ser evitado.

       





2 Comentários em “Curriculum ou Currículo – Qual a maneira correta de Escrever?”

  1. Samantha Matias

    15 mai. 2014

    A resposta foi boa, só que ainda fico com receio de escrever qualquer um!!!

    Responda este Comentário
  2. MARCELY LEAL PIRES

    16 jun. 2013

    EU ACHEI LEGAL MAIS IGUAL CONTINUEI EM DUVIDA

    Responda este Comentário

Deixe um Comentário