Cursos

Curso Auxiliar de Fiscalização Ambiental – SENAI

No Senai são oferecidos diversos cursos e um deles é o de auxiliar de fiscalização ambiental. Esse curso tem por objetivo formar profissionais para atuarem numa atividade que é paralela ao licenciamento. O profissional que atua nessa área desenvolve ações que visam o controle e a vigilância com o intuito de impedir que se estabeleçam ou continuem atividades que cause dano ao meio ambiente. As atividades que estão em desconformidade com a autorização dada também passam por esse controle.

Se tal ato for constatado o auxiliar de fiscalização ambiental pune o transgressor aplicando sanções administrativas aos mesmos. Também adota medidas que tenham por objetivo fazer com que o dano ambiental seja recuperado ou corrigido.

Essa fiscalização é feita através de vistorias, inspeções e também análises técnicas de atividades, obras, locais, processos e projetos. Tudo para que a legislação sanitária e ambiental seja cumprida.

Quem pode participar

Quem deseja fazer o curso de auxiliar de fiscalização ambiental deve ter pelo menos concluído o ensino médio e ter 18 anos completos. Para comprovar é necessário apresentar documentos como o RG e o certificado de conclusão do ensino médio, por exemplo.

Ao fazer esse curso o aluno estará devidamente formado e certificado para atuar nessa profissão e ingressar no mercado de trabalho. Basicamente, ele terá de realizar atividades de fiscalização e de controle dos danos ambientais. A abordagem disciplinar é voltada a prática para que haja um bom condicionamento dessa profissão e consequentemente consiga uma vaga de trabalho.

Como se inscrever

Quem desejar fazer sua inscrição no curso de auxiliar de fiscalização ambiental tem de se informar na unidade do Senai como proceder. Essa é uma instituição respeitada e muito conceituada no país que oferece esse e outros cursos. Existem diversas unidades do Senai espalhadas por todo o Brasil e para conseguir se matricular em algum deles é preciso saber seu período de inscrição.

Cada unidade abre vagas nos cursos de acordo com a necessidade da região e as inscrições também variam. Por isso, somente buscando informações junto a essa instituição é que é possível ter certeza de quando é possível se inscrever.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo