Curso Auxiliar de Produção de Celulose – Senai

A celulose é um dos materiais que mais estão nas produções e não somente de papel: na realidade, o dissulfeto de carbono, por exemplo, é preparado com  ela, da mesma forma que um produto forte que os cidadãos conhecem: a soda cáustica. O papelão é mais uma estrutura na qual se tem a celulose, bem como a seda artificial com a qual se faz vestuário.

Para conseguir a celulose, os profissionais têm de realizar a trituração de algumas lâminas de madeira, existindo árvores mais procuradas: são o pinho, o abeto e ainda o eucalipto. Alguns processos que também se referem à feitura da celulose são o branqueamento e também a lavagem.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) disponibiliza o curso Auxiliar de Celulose, que tem ementa tanto para o curso presencial quanto para a realização à distância, sendo ambas bem procuradas no Mato Grosso do Sul.

As duas formas de curso têm, dentre os seus conteúdos, a Organização do Trabalho, a Produção de Polpa, a Matemática Aplicada, as Formas de Extração e ainda a Química Geral. Esse curso de celulose apresenta 180 horas de carga horária, embora seja obrigatório que 32 horas destas sejam em regime presencial.

Mercado de trabalho

Existem ramos que procuram os auxiliares de celulose nos quais nem eles pensam que podem trabalhar, como a automação. Além dela, os profissionais também encontram vagas na mineração e ainda na administração, especialmente das indústrias de celulose.

O motivo para esses auxiliares integrarem a administração é que não basta administradores: é essencial ter colaboradores que conheçam o material que está em seus equipamentos e em suas linhas de produção. A área automotiva também precisa da celulose porque ela é base para que alguns acessórios dos veículos sejam feitos.

Inscrição

O link http://www.portaldaindustria.com.br/senai/ vai possibilitar aos que desejam o curso de Auxiliar de Celulose encontrar outras filiais além daquelas de Mato Grosso do Sul. As matrículas e ainda os documentos são explicados; o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial não tem o curso de celulose inserido no PRONATEC.


 



2 Comentários