Cursos

Curso Auxiliar de Produção Gráfica Senai – Inscrição

As impressões gráficas estão em todos os países e, mesmo que a Internet tenha conseguido tanto espaço quando se pensa em leitura, ainda se compram muitas revistas, fazem-se muitos encartes e outros tipos de impressão. Aliás, os livros escolares, por exemplo, também são publicações que precisam de um sistema de impressão para existir.

As gráficas, que são os estabelecimentos que se contratam para fazer esses materiais, devem ter colaboradores específicos para manusear as prensas e fazer as devidas diagramações e quem os qualifica é o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), tendo um curso que se chama Auxiliar de Produção Gráfica.

Esse é um curso no qual se encontram 1.600 horas, havendo como conteúdo programático Editor de Texto, Interpretação Textual, Parágrafo, Proporcionalidade, Geometria Espacial, Matemática e Processos Gráficos, Gravação de Clichês, Metodologia 5s, Chapas, Impressão Serigráfica, Provas Digitais, Acabamento Editorial e outros.

Mercado de trabalho

Existem muitas gráficas pelo país, inclusive as que fazem serviços menores, como as impressões de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e livros independentes. Os auxiliares de produção gráfica podem procurar os seus empregos em cada uma dessas indústrias.

Há pessoas que adquirem as prensas necessárias para começar a imprimir folhetos e outros tipos de itens. Realmente, o empreendedorismo relacionado às gráficas é indicado porque há incentivos financeiros que essas pessoas podem requisitar.

Inscrições

Os que querem esse curso podem ir às unidades que o disponibilizam para fazer a sua inscrição. Antes, no entanto, é bom que eles acessem http://www.portaldaindustria.com.br/senai/ para procurar as unidades e os cursos. Também é válido conferir se existe calendário de inscrição naquele momento, uma vez que o SENAI tem alguns períodos para aceitar os alunos novos.

Os processos seletivos poderão ser apresentados nas filiais em que esses cursos têm muitos estudantes, havendo até a possibilidade de ser constituída uma lista de espera. Se as pessoas quiserem o curso de auxiliar de produção gráfica de forma gratuita, é indicado que se busque o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) no http://portal.mec.gov.br/pronatec.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo