Cursos

Curso de Cargas Perigosas – SENAI

Diversas modalidades de tarefas e atividades profissionais colocam os trabalhadores em risco. Infelizmente existem coisas que precisam ser feitas, e isso não é apenas no Brasil, mas no mundo inteiro. Mas o que acaba diferenciando atividades regulamentadas e perigosas de outras que não possuem regulamentos são as regras e normas que existem para que elas se tornem menos perigosas.

O transporte de cargas consideradas perigosas está na lista de atividades que acabam levando determinados riscos para a saúde e para a integridade das pessoas que trabalham no seu transporte. Por isso, todos os motoristas que trabalham com este tipo de atividade devem estar, comprovadamente, aptos a exercerem a atividade de forma a reduzir as chances de problemas, não apenas para eles, mas também para as outras pessoas.

Curso de Cargas Perigosas

Existe uma lista de cargas que são consideradas perigosas, sendo que geralmente estão relacionadas com substâncias que são inflamáveis. Ou seja, elas acabam correndo o risco de explodir caso aconteça algum acidente, o que pode ser um risco para o motorista e também para as pessoas que estão por perto.

Todas as cargas perigosas acabam recebendo um selo que indica que aquela carga pode acabar apresentando alguns problemas quando não manejada da forma correta. As companhias que trabalham com o transporte e também com a produção e manejo destas cargas também devem estar sempre dentro das regras e também das leis, caso contrário podem acabar levando multas.

E uma destas normas está diretamente relacionada a formação do motorista. Todos devem ter o curso de Cargas Perigosas, um treinamento que ensina práticas seguras para o manejo deste tipo de material. Este curso também prepara o motorista para que ele tome as atitudes corretas no momento que acontece qualquer tipo de acidente ou de problema com a carga.

Este curso é oferecido em diversas instituições de ensino, sendo que o SENAI é uma delas. Para mais informações, é importante que os profissionais se dirijam até a unidade do SENAI mais próxima da sua casa e confira o calendário e as turmas que serão abertas, pois as datas dos cursos variam de estado para estado.

Conheça também o MOPP.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo