Cursos

Curso de Chocolateiro Senai – Inscrição

A manipulação de chocolate não ocorre somente quando se preparam bombons ou então ovos de Páscoa: na realidade, essa iguaria, mesmo que seja para ser inserida em uma simples torta, precisa estar com a temperatura apropriada e com a textura certa para que se desenhem coberturas.

Os chocolates também têm características nutricionais e mesmo de sabor bastante diferentes. Sendo assim, para que determinado prato tenha mesmo o nível de doce que precisa, é vital que o profissional entenda bem da sua composição e de como tratá-lo. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) tem o curso exato para os que querem dominar o chocolate: é o de chocolateiro.

Os estudantes dessa formação, que soma 36 horas, encontram na programação: defeitos do chocolate, temperagem, armazenamento, história do chocolate, encomenda, noções de higiene, esfriamento, derretimento, tipos de gordura, balanceamento e outros assuntos.

Os estudantes do curso de Chocolateiro devem estar no ensino fundamental, sendo aceitos do sétimo ano em diante. É importante que ele não tenha também menos de 14 anos.

Mercado de trabalho

As pessoas que têm formação em chocolateiro podem fazer doces em suas casas e vende-los. São diversas as famílias que têm uma renda importante por meio dessa atividade, embora os que quiserem podem, quando maiores de idade, procurar as empresas alimentícias, como a Nestlé, para uma oportunidade.

Vale recordar que esses profissionais são muitos dos contratados na época do Dia dos Namorados e, principalmente, da Páscoa. Geralmente, os salários para esses trabalhadores sé de até R$ 2 mil reais.

Inscrições

O curso de chocolateiro pode ser achado até mesmo gratuitamente em algumas das unidades do SENAI. Para esse curso, que é menor, não se costuma usar o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), que é mais associado aos cursos maiores.

As inscrições podem acontecer nas secretarias das unidades e não é feito processo seletivo: é necessário unicamente que o SENAI tenha a turma. A página dessa escola passa a cada interessado as suas filiais para que elas sejam procuradas: http://www.portaldaindustria.com.br/senai/.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo