Curso locutor de Rádio – Onde Fazer

O mercado de trabalho para locutor de rádio está em um crescente aumento em virtude, principalmente, do advento da internet.

Se há alguns anos o número de locutores ficava restrito as rádios AM/FM isso mudou consideravelmente, pois nos dias atuais é possível ter uma rádio operando 24 horas por dia e transmitindo para todo o mundo através da “grande rede”.

Pelo que se verifica na história do rádio no Brasil o locutor é muito mais do que um simples comunicador, ainda mais se for de um rádio FM onde seus ouvintes são um público mais jovem. Até por este motivo a rotatividade nestas FMs são maiores em comparação as rádios AM onde é possível encontrar locutores com uma longa carreira na mesma estação.

Curso locutor de Rádio - Onde Fazer 01

Mas para ser um locutor de rádio profissional a necessidade vai muito além de uma excelente voz e saber animar os seus ouvintes, pois é obrigatório realizar um curso Técnico de Locutor de Rádio para a obtenção do Documento de Registro Profissional conhecido popularmente como DRT.

Assim como o mercado de trabalho está em uma crescente é possível dizer que a remuneração inicial também melhorou nos últimos anos. Hoje é possível, no Estado de São Paulo, começar na carreira ganhando aproximadamente R$ 1.800,00 (hum mil e oitocentos reais) mensais – este valor é diferente de localidade para localidade em virtude da negociação ser realizada entre os Sindicatos Patronais e Sindicato dos Empregados.

Contudo, é possível encontrar grandes locutores de rádio de sucesso no Brasil e com carreiras estabilizadas ganhando até R$ 16.000,00 (dezesseis mil reais) por mês.

Outro ponto importante é que o locutor pode trabalhar muito além de seus programas nas rádios realizando gravações de comerciais, vinhetas e, inclusive, realizar palestras o que irá acarretar em um aumento de sua renda mensal.
Abaixo estão listadas três opções de cursos de locutor de rádio:
• Ablap: Associação Brasileira de Locutores
A Ablap está localizada na cidade de Brasília/DF possuindo um convênio com o SENAC local. Atualmente é o único curso a distância no Brasil reconhecido pelo Ministério do Trabalho. Para maiores informações consulte: http://ablap1.com/

• Active Produções
Escola itinerante que atende os três estados do Sul do país oferecendo diversos cursos na área, entre eles o de locutor de rádio. Locais dos próximos cursos podem ser obtidos no site http://www.cursoparalocutor.com.br/locutor.php

• SENAC / SP
O Senac de São Paulo oferece o curso de locutor de rádio de duas formas: Curso Livre com 40 horas/aula para quem pretende apenas as noções básicas e um Curso Técnico em duração de 284 horas/aula. Maiores informações, assim como as unidades que oferecem os cursos podem ser obtida no site www.sp.senac.br







Sem Comentários.

Deixe um Comentário