Cursos

Curso Operador Colheitadeira Senai

As colheitadeiras são alguns dos equipamentos que os produtores de cana mais utilizam, principalmente porque ele ajuda a retirar toda essa plantação sem que exista quebra e, com isso, sem que elas sejam descartadas. É claro que, além de proteger a cana, esse tipo de equipamento ajuda a fazer com que os produtores consigam obter mais cana e com menos mão de obra.

É preciso que aquele que manuseie esse equipamento saiba como ele é dirigido. Também é necessário que essas pessoas entendam como a colheitadeira funciona para que ela possa ajudar aos produtores em sua capacidade máxima.

Por meio do curso de Operador de Colheitadeira que está no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), são apresentados cuidados com a segurança dos que usam essa colheitadeira e com os que estão próximos, além de como a inspeção técnica acontece nesse equipamento.

Com 160 horas, esse curso visa ensinar tanto como é que as pessoas utilizam essa máquina e também como elas podem ser cuidadas. É claro que o SENAI também coloca nessa formação um módulo para que se ensine sobre os diferentes Equipamentos de Proteção Individual.

É importante que todos os que se matriculam tenham, no mínimo, o sexto ano. Além disso, a idade quando essas pessoas fazem a sua matrícula precisa ser de, minimamente, 18 anos.

 

Mercado de trabalho

As produções de cana são as maiores contratantes de quem opera colheitadeiras e, de fato, existem muitas dessas produções no interior do Estado de São Paulo. Nesses locais, tanto os fazendeiros autônomos quanto as famosas cooperativas poderão contratar esses operadores, fazendo com eles, possivelmente, alguns testes já com a colheitadeira e em um campo aberto.

 

Inscrição 

Apesar de o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) ter mais bolsas para os cursos mais extensos, vale a pena, para os que fizeram o ENEM, tentar a sua inscrição nele: http://pronatec.mec.gov.br/inscricao/ e ter gratuidade.

Para inscrever-se sem a tentativa de gratuidade, podem-se usar as escolas físicas, buscando o contato delas com a página http://www.portaldaindustria.com.br/senai/.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo