Cursos

Curso Operador de Motosserra Senai – Inscrição

A motosserra é um instrumento que está em muitas operações profissionais. Na Construção Civil, por exemplo, esse equipamento ajuda a retirar árvores e alguns tocos da região em que se vai construir, sendo claro que é necessário que a Prefeitura autorize.

Existem empresas particulares que tratam das árvores e da sua eventual retirada com esse equipamento, mas é comum que as prefeituras tenham a sua própria divisão para fazer isso. Outras empresas nas quais esses operadores de motosserras são admitidos são as que tratam de reflorestamento, contando-se ainda com aquelas que comercializam madeira.

Pensando nesse último tipo de empresa, os operadores que se candidatam têm de confirmar se elas são regularizadas, já que estar em corporações irregularidades pode impedir até os benefícios trabalhistas. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) tem o curso de Operador de Motosserra em muitas regiões.

Os conteúdos que são ofertados passam pelas partes de Manutenção, de Metrologia, de Operações, de Proteção ao Meio Ambiente e muito mais. O SENAI disponibiliza Lubrificação de Corrente, Traçamento, Ferramentas de Qualidade, Desenvolvimento Sustentável, Uso de EPI’s, Noções de Legislação e mais.

Somente podem ser operadores de motosserra os que têm 18 anos e esse é um dos cursos unicamente presenciais. A segurança, que o SENAI também busca quando cria a ementa, está assegurada porque são respeitados muitos direcionamentos que vêm da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Média de salário

Com a experiência, os que manuseiam essa ferramenta têm remuneração mais elevada, mas os que iniciam com a motosserra encontram pagamentos de R$ 900,00.

Inscrições

Não é mostrada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial a carga horária, o que impede que se saiba se o curso está integrado ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). Com isso, o ideal é que os cidadãos visualizem isso no http://pronatec.mec.gov.br/inscricao/.

As pessoas que têm ensino fundamental e que querem aprender a manusear motosserras podem ir ao http://www.portaldaindustria.com.br/senai/, onde o SENAI libera todas as suas franquias com esse curso.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo