Cursos

Curso Técnico Açúcar e Álcool

O curso de técnico em açúcar e álcool tem uma duração de 12 meses, a carga horária de curso é equivalente de 96 horas, suas aulas são aplicadas em 2 horas semanais. A seguir saiba um pouco a mais sobre o Curso Técnico Açúcar e Álcool

Saiba um pouco mais sobre o curso

No curso de formação de técnico em açúcar e álcool, os alunos devem conhecer toda a origem e a história da cana de açúcar, bem como a sua classificação e descrição botânica. Este curso ainda aborda vários tipos de colheitas e irrigação do material.

Ele apresenta como é o processo de gaseificação e de tratamento do açúcar e álcool. No decorrer deste curso, os estudos de caso são explicados, com a finalidade de aprofundar as abordagens de conceitos conforme os conhecimentos que são adquiridos.

Curso técnico Açúcar e Álcool 01

Como está o mercado de trabalho para este profissional?

As usinas de açúcar e álcool, bem como as destilarias, empresas distribuidoras de combustíveis e de produção, bem como venda, além de cooperativas de cana de açúcar, laboratórios de análises e instituições públicas são os mercados de trabalho voltados para o profissional habilitado no curso de técnico em açúcar e álcool.

Quais as atribuições deste profissional habilitado no curso de açúcar e álcool?

O profissional habilitado no curso de técnico em açúcar e álcool ao finalizar o curso e ser aprovado tem como atribuições supervisionar todos os processos de ordem tecnológica da produção de açúcar, bem como matérias primas e produtos na industrialização da cana de açúcar. Além disto este profissional poderá atuar no controle de qualidade aplicando algumas normas seguidas pela empresa.

O profissional ainda deverá investir em equipes de programas e procedimentos de segurança, além de atuar em análise de riscos.

Outra particularidade interessante, é que para o educador, todas as perspectivas de aumento com relação a exportação do açúcar e do álcool acabam ampliando os mercados de trabalho para quem está atuando no setor. A partir disto existem perspectivas de crescimento no setor a médio e a longo prazo, com uma previsão de abertura de mais de 40 usinas e destilarias de todo o país.

A profissão é reconhecida pelo Conselho Regional de Química que se divide em várias regiões e emite uma carteira profissional para o técnico.

As instituições que oferecem os melhores cursos estão citadas a seguir:

Na formação de Açúcar e Álcool, o aluno irá conhecer a origem e a história da cana-de-açúcar, sua classificação e a descrição botânica. O curso ainda aborda os tipos de colheita e irrigação. Além disso, apresenta como é o processo de gaseificação e de tratamento do açúcar e álcool. No decorrer do curso, estudos de casos serão explicados, a fim de aprofundar ainda mais a abordagem dos conceitos.

www.canabrasil.com.br
www.copersucar.com.br
www.ctc.com.br
www.fenasucro.com.br
www.udop.com.br

Redação Vagas Abertas

Coordenação de jornalismo do Vagas Abertas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo