Cursos

Curso técnico Papel e celulose

O curso técnico de papel e celulose tem por objetivo formar profissionais aptos a atuar nos processos de produção de papel e celulose, bem como em estações de reciclagem de papel. A formação pode ser feita por meio de um curso técnico ou de tecnólogo (formação superior), tanto na modalidade presencial como à distância.

Para os técnicos ficara o encargo de acompanhar e desempenhar as funções relativas ao fabrico propriamente dito, inclusive a operação de máquinas. Já o tecnólogo devera coordenar as equipes de técnicos e funcionários, gerenciar os processos produtivos, bem como realizar testes e desenvolvimento de novos processos e produtos.

Curso técnico Papel e celulose 01

Oportunidades de trabalho na área é o que não faltam, já que no Brasil encontramos mais de 200 empresas especializadas no fabrico de papel e seus subprodutos. E as chances de ser contratado são grandes, devido ao escasso número de profissionais formados a cada ano e a especificidade da profissão.

Os salários deste profissional podem variar de R$ 1.000 para técnicos recém formados e chegar a R$ 3.000 para tecnólogos. Fabricas localizadas em regiões mais distantes dos grandes centros tendem a oferecer maiores salários e benefícios. Já fabricas localizadas em regiões mais desenvolvidas costumam empregar maiores números de profissionais.

Veja abaixo as instituições que oferecem o curso nesta área:
www.senaipr.org.br

www.sc.senai.br

www.senai.gov.br

www.faculdadesdaindustria.org.br

www.aems.edu.br

www.pronatec.mec.gov.br

www.centropaulasouza.sp.gov.br

Por ser um setor ligado ao uso de recursos naturais, a geração de materiais sustentáveis está sendo cada vez mais procurada e cabe a este profissional desenvolver métodos de preservação do meio ambiente e manejo seguro da matéria prima. Outra importante função é quanto ao descarte dos resíduos de fabrico, altamente poluentes e que devem ser devidamente descartados, conforme legislação.

O curso oferece conhecimento de matemática, química e física e também diversas matérias a respeito do material principal no fabrico do papel, a madeira. Aulas teóricas e práticas forma a grade curricular deste curso e formam um profissional apto a trabalhar em qualquer área do fabrico de papel e celulose.
O curso técnico tem duração média de 2 anos e o Tecnólogo duração de 4 anos.

Redação Vagas Abertas

Coordenação de jornalismo do Vagas Abertas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo