Cursos

Cursos de georreferenciamento – onde fazer

Um curso que está sendo bastante procurado ultimamente no Brasil é o de Georreferenciamento. Esta atividade é um processo realmente muito útil nos dias de hoje, quando se pega as informações que estão em um determinado mapa ou uma determinada imagem e transformar as suas coordenadas num dado sistema de referência. Atualmente, no Brasil, este processo é relacionado aos imóveis rurais que precisam ter suas caracteristias registradas, bem como suas confrontações.

O processo de Georreferenciamento exige um conhecimento técnico realmente enorme, que acaba sedo adquirido realmente em um curso técnico que precisa ser feito para que os profissionais estejam habilitados para conseguir trabalhar nesta área. Os profissionais que trabalham com este tipo de atividade devem ter a habilidade de conseguir fazer o levantamento de dados, cálculos, análises documentais, projetos e desenhos.Cursos de georreferenciamento

Além de todo este conhecimento técnico na hora de passar os dados e as referências de uma determinada propriedade para o computador, os profissionais também precisam estar por dentro da legislação brasileira em relação a todo o funcionamento do cadastro destes locais.

Todas estas informações acabam sendo fundamentais para os donos das terras e das propriedades rurais, já que estes dados acabam sendo incluídos na base de dados do INCRA, na Receita Federal e também no cartório.

Onde encontrar cursos de georreferenciamento

Os cursos de georreferenciamento ainda não são tão comuns no Brasil quanto deveriam, sendo que em determinados estados existe até mesmo uma falta de mão de obra qualificada nestas áreas.

Geralmente estes cursos são oferecidos nas escolas técnicas que focam seus cursos nas necessidades rurais do Brasil. Estes profissionais acabam sendo formados na modalidade técnica, com cursos que variam de 1 a 2 anos de duração.

Além disso, algumas universidades também oferecem estes cursos. Caso a pessoa tenha alguma dificuldade de encontrar opções de cursos de georreferenciamento no seu estado, o mais indicado é que as pessoas busquem informações diretamente na Secretaria de Educação, ou também no INCRA.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo