Cursos

Cursos Gratuitos Pronatec RJ 2021 – Inscrições

A grande preocupação dos estudantes hoje é conseguir uma colocação rápida no mercado de trabalho. Afinal de contas, a grande maioria das pessoas que batalham no Brasil precisam de dinheiro para se sustentar, não conseguem apenas ficar estudando. Muitos jovens acabam tendo a responsabilidade de ajudar nas contas de casa, e um trabalho acaba sendo de fundamental importância.

Por isso que os cursos técnicos estão cada vez mais imperando no topo da lista de preferência dos jovens que terminal o ensino médio e que desejam dar continuidade aos seus estudos. Foi pensando nisso que o governo federal lançou o Pronatec, um programa federal que basicamente oferece aos alunos uma forma de cursar cursos técnicos totalmente gratuitos.

Apesar dos cursos de nível técnico serem muito mais baratos do que os cursos de nível superior, até mesmo porque estes programas de ensino costumam ser muito mais rápidos, alguns cursos técnicos oferecidos costumam ser caros para as famílias de baixa renda. Com este programa, diversas entidades parceiras, como o Senac e o Senai, passaram a oferecer turmas para os alunos dos mais variados níveis.

Os cursos gratuitos Pronatec RJ são oferecidos em praticamente todas as cidades do estado do Rio de Janeiro. São diversos instituições de ensino que oferecem a possibilidade do aluno se formar em um programa técnico sem precisar desembolsar nada. Mas é preciso ter alguns cuidados na hora de inscrever.

Como participar?

Antes de mais nada, os alunos devem acompanhar o site http://pronatec.mec.gov.br/inscricao/. Este portal reúne praticamente todas as vagas que o governo autoriza para o programa em questão. Como os cursos são oferecidos e promovidos pelas parceiras, o governo acaba autorizando a criação de determinadas quantidades de vagas, que serão subsidiadas pela verba do Ministério da Educação. Mas estas quantidades acabam mudando e variando de acordo com o estado ou com a época das inscrições.

Para participar, os alunos também podem acessar o site citado acima e solicitar inscrição, quando encontrada uma vaga com o seu perfil. Os candidatos também podem procurar diretamente as sedes do Senac ou do Senai do estado do Rio de Janeiro e que estejam mais próximas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo