Cursos PROMINP 2015 – Inscrição

O petróleo é uma das áreas mais promissoras do Brasil, especialmente depois da conclusão da primeira etapa dos leilões para exploração do pré-sal. Mas ainda falta mão de obra qualificada para profissionais que realmente queiram trabalhar nesta área. Mas a partir de 2015 o Prominp – Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural – vai iniciar uma nova rodada de cursos de capacitação para quem deseja trabalhar na área.

Para o próximo ano o projeto vai mudar um pouco a forma como seleciona os participante se também na execução dos cursos. Ao invés do Governo Federal, através do Ministério de Minas e Energia, centralizar a oferta dos cursos, as empresas que vão oferecer as vagas vão também ser as responsáveis pelos cursos. Assim, os alunos poderão aprender diretamente de acordo com as necessidades da empresa que vai contratar.

Cursos PROMINP

Apesar das empresas terem mais liberdade para oferecer as vagas, todas elas ainda serão divulgadas no site do Pronimp, e é através deste portal que os interessados poderão saber quantas vagas estão sendo oferecidas e como os candidatos poderão se inscrever.

Ainda não existem documentos oficial com o número de vagas que serão abertas, mas de acordo com as previsões, a ideia é capacitar cerca de 17 mil profissionais nesta rodada que vai iniciar ainda nos primeiros meses de 2015.

Depois dos cursos os interessados poderão ser contratados diretamente pelas empresas e trabalhar em estados como Pernambuco, Espírito Santo, Bahia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Vagas Que Abrangem os Cursos

As funções são bastante variadas, mas nos próximos anos o projeto deverá centralizar esforços nas seguintes áreas: pedreiro, armador, encanador industrial, soldador de estrutura, caldeireiro, soldador naval, pintor industrial offshore, montador de andaime, auxiliar de movimentação de cargas e plataformista.

O tempo de duração do curso vai depender de acordo com as funções escolhidas pelos profissionais. Como a seleção dos aprovados para o projeto de qualificação também terá uma maior participação das empresas, a contratação dos profissionais é praticamente garantida. Para mais informações sobre o projeto e também para acompanhar o lançamento de novas vagas acesse o site http://www.prominp.com.br/portal/prominp/pt_br/prominp.htm


 



13 Comentários