Diferença entre Tecnologo e Bacharelado? – Informações

Tecnólogo trata-se de uma modalidade universitária onde o seu principal diferencial é o tempo de estudo, enquanto outros cursos demoram em média 5 anos para sua conclusão, os cursos que se encaixam em tecnólogo demora a média de 2 anos para sua conclusão. Para que fique melhor o entendimento, atualmente o MEC dividiu os estudos de nível superior em 3 tipos de graduação, sendo bacharelado, licenciatura e tecnólogo. Os cursos de graduação tecnológica, também conhecidos como tecnólogos, estão sempre ligados aos cursos mais atuais, sempre ligados ao computador e profissões atuais.

Com a finalização do ensino em menor tempo do que se comparado com outras formas de graduação, essa modalidade foi por algum tempo alvo de muitos questionamentos, justamente por que a quantidade de tempo para a conclusão gerou duvidas e essa graduação era realmente válida. Para as pessoas que tinham duvidas, essa modalidade é sim válida oficialmente e como dito acima, é considerada uma graduação assim como uma licenciatura ou bacharelado.

Diferença entre Tecnólogo e Bacharelado

O bacharelado é uma modalidade de graduação e estudo de nível superior, seu tempo de formação dura entre 4 a 6 anos. Se comparado com o tecnólogo a única diferença é basicamente o tempo de aprendizado, ou seja, a duração do curso. Segundo a lei imposta pelo próprio MEC, o tecnólogo é reconhecido como um profissional de graduação, por isso estará apto a assumir um concurso público. Lembrando que ao contrário de um bacharel, o tecnólogo poderá assumir apenas um concurso que não precise de graduação em área específica.

Concurso que exija qualquer nível superior pode ser considerado um concurso apto a tecnólogo, já os concursos com áreas específicas só podem ser assumidos por bacharel. Para que você tenha uma melhor noção sobre as graduações de tecnólogo, vamos apresentar duas formações da modalidade que estão em alta no mercado de trabalho nacional: Tecnologia em Comércio Exterior e Tecnologia em Processos Gerenciais, os profissionais dessa área podem se graduar na modalidade de tecnólogo e oferecer seus serviços para empresas e atuar profissionalmente em vários segmentos, pois é totalmente reconhecido pelo MEC.


 



2 Comentários