Empregos

Empregos na ONU – Como trabalhar?

As Organizações das Nações Unidas, mais conhecida apenas pela sigla ONU, é considerada como a organização internacional mais importante na promoção da cooperação internacional. Foi criada com o objetivo de substituir a Liga das Nações. A ONU nasce no ano de 1945, logo depois do término da Segunda Guerra Mundial.

O principal objetivo da ONU seria evitar que o mundo entrasse novamente em um confronto armado de grandes proporções. No começo, a ONU tinha apenas 51 estados-membros, mas com o passar dos anos, uma série de outras nações foram sendo inseridas na estrutura, que hoje conta com um total de 193 membros.

onu

Uma das particularidades das sedes e dos escritórios da ONU (atualmente a sede está situada em Nova York e os escritórios estão em Genebra, Nairóbi e Viena) é o fato de que ela conta com a chamada extraterritorialidade, ou seja, é um local que não atende as leis locais, contando com uma jurisdição própria.

Hoje em dia, a ONU é vista como uma instituição que pode ajudar a resolver os mais variados problemas do mundo, desde a resolução dos conflitos, passando pela redução da pobreza e da miséria, até mesmo o combate as mudanças climáticas e a defesa dos direitos humanos de um modo geral. Com isso, muitas pessoas desejam prestar serviços para a ONU.

Vagas na ONU

Como se trata de uma organização bastante abrangente, a ONU contrata pessoas das mais variadas formações, para atuação em programas que estão espalhados em diversas partes do mundo. Dentre os especialistas que são mais requisitados para trabalhar na ONU estão medicina, direito, jornalismo, relações internacionais e comunicação.

Na grande maioria dos casos, as pessoas que desejam trabalhar na ONU precisam ter diploma de nível superior. Além disso, elas também devem dominar, pelo menos, dois idiomas oficiais da ONU, que são os seguintes: inglês, francês, espanhol, chinês, árabe ou russo.

Como trabalhar na ONU

Os interessados em concorrer a uma das vagas abertas pela ONU devem acessar o site https://careers.un.org/lbw/Home.aspx e conferir todas as oportunidades. Também é possível criar um perfil para concorrer as vagas abertas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo