Enem 2012 – Inscrição

O Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM foi criado em 1998 para analisar o nível de aprendizagem dos estudantes depois que eles terminassem o ensino médio no Brasil. Antes era feito apenas pelos estudantes interessados, mas logo em seguida passou a ser aproveitado para nota parcial ou completa do vestibular em algumas universidades e também para a inscrição do PROUNI. Por esta vantagem, os estudantes começaram a se inscrever no exame.

O Exame Nacional do Ensino Médio 2011 acabou de ser feito e nós vamos dar algumas instruções para você que irá se preparar para o ENEM 2012. Para se inscrever no ENEM 2012, lá pelo mês de maio as inscrições começarão e você deverá preencher uma ficha com seus dados, tais como nome, data de nascimento, endereço, CEP e o CPF. Depois pague a taxa de inscrição que deverá se manter no valor atual de R$ 35,00 (trinta e cinco reais). Se você for se inscrever para fazer a prova, saiba que você deverá possuir os documentos RG e CPF.

Alguns alunos poderão recorrer à isenção do pagamento da taxa, desde que sejam alunos formandos, ou seja, do último ano do Ensino Médio que estudam em escolas públicas de ensino, sejam federais, estaduais ou municipais. Os participantes que completaram o Ensino Médio em anos antecedentes ao ano que disputará o ENEM e que também não tem condições de pagar a taxa de inscrição, deve declarar carência em um formulário disponível no sistema de inscrição.

Se após a confirmação da inscrição você precisar alterar algum dado, isso deverá ser feito através do link de acompanhamento da inscrição que se hospedará na página do INEP em www.inep.gov.br.

A previsão é que as provas serão realizadas nos dias 6 e 7 de novembro. Saiba que independente do ano que você prestar, o resultado do ENEM nunca espira e você poderá utilizá-lo a qualquer tempo.

Além disso, tem o PROUNI, um programa vinculado ao ENEM onde os candidatos que participam do ENEM podem pleitear uma vaga em universidades públicas federais e estaduais ou bolsa de estudos do PROUNI, ou ainda a financiamento do FIES – Fundo de Financiamento do Ensino Superior, em instituições de ensino particulares.

Alunos que ainda não completaram o ensino médio e têm mais de 18 anos estarão aptos a obter o Certificado de Conclusão do Ensino Médio através do ENEM 2012. Para conseguir a certificação, basta que o estudante atinja a média necessária nas provas do Enem e na redação. Os candidatos devem ficar atentos ao calendário de inscrição do Enem 2012 que será informado pelo MEC – Ministério da Educação (www.mec.gov.br).


 



28 Comentários

  1. clea
  2. priscilla
  3. marcos
    • Junior