Enem 2014 – Datas oficiais divulgadas

Atenção estudantes do Brasil inteiro que já estão se preparando para a edição deste ano do Exame Nacional de Ensino Médio. O Ministério da Educação (MEC) já confirmou as datas para realização das provas da edição de 2014 do ENEM, e a boa notícia para os estudantes é que as pessoas terão mais tempo para estudar, já que o ENEM deste ano vai acontecer nos dias 8 e 9 de novembro. Normalmente as provas acontecem no mês de Outubro.

Apesar de ainda não ser uma confirmação pública, já que isso acontece normalmente apenas quando o Ministério da Educação divulga o edital de abertura das provas, as datas já podem ser consideradas como certar pois contam em documentos oficiais enviados pelo MEC para os espaços de ensino que serão utilizados para a realização das provas.

Enem 2014 - Datas oficiais divulgadas

Motivos da Realização do ENEM

O motivo pelo qual o Enem de 2014 não será realizado no mês de Outubro são as eleições que acontecem este ano no País inteiro. Esta alteração de datas também já aconteceu em outros anos de eleições, com o objetivo de não sobrecarregar o mês de Outubro com tantos eventos de grande porte que acabam exigindo mobilização das cidades para sua realização.

O governo não acredita que seja possível realizar as provas antes das eleições, pois seria muito complicado para as esferas públicas conseguir organizar este processo que é gigantesco em um tempo menor, principalmente depois dos diversos problemas que as provas aconteceram nos anos anteriores.

Sobre o Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio hoje é considerada a prova mais importante para os estudantes do Brasil inteiro. Até o ano de 2009 a prova existia apenas como uma forma de avaliação da qualidade do ensino médio brasileiro, mas a partir deste ano o Enem tomou grandes proporções quando passou a ser a principal ferramenta de avaliação para a concessão de bolsas integrais e parciais do Programa Universidade para Todos, o ProUni.

O Enem também passou a substituir o vestibular em uma série de instituições de ensino superior, tanto públicas quanto privada, que começaram a computar a nota do Exame como parte ou como nota integral do seu processo seletivo.







Sem Comentários.

Deixe um Comentário