Dicas

Entenda os Descontos do seu salário – Contra-Cheque

Decifrar o contra-cheque com certeza não é uma tarefa simples, a maioria das pessoa ficam indignadas quando percebem a grande quantidade de descontos em seu salário. Principalmente os novos profissionais que ainda não estão acostumados com esse descontos, o que acaba gerando muita das vezes até mesmo conflito entre o empresário e o funcionário. Em todo caso você deve estar ciente de que esses descontos são comuns e a maioria dos profissionais sofrem com isso, nesse artigo iremos ensinar a decifrar alguns descontos que estão do seu contra-cheque.

Decifrando o contra-cheque

Primeiro você deve estar ciente de suas negociações e descontos direto na folha de pagamento, como no caso de plano de saúde, previdência privada e outros descontos que podem ocorrer fora os descontos comuns como no caso do INSS e IR. Os abatimentos comuns variam conforme o valor salarial de cada profissional, sendo que quanto maior o valor do salário, maior será os descontos em sua folha. Profissionais que recebe salário de até 3.218,00 tem desconto de até 11%, sendo que esse desconto pode se ainda maior, variando conforme seus ganhos.

Na maioria dos casos é feito o desconto somente do INSS e do IR, caso em sua folha apareça mais descontos nos quais você não tem nenhum vínculo, uma dica interessante é entrar em contato com o departamento responsável por cuidar desses assuntos para saber mais informações sobre os descontos. Lembrando que as contribuições do INSS são abatidas na declaração do imposto de renda, e tanto o INSS quanto o IR pode ser calculado conforme o valor de seu salário, para que você tenha uma base sobre os descontos feitos em sua folha de pagamento.

Mais algumas informações

O contra-cheque também consta algumas informações referentes a bonificações e gratificações cuja a empresa lhe oferece em casos onde você fez um bom trabalho ou mostrou melhor desempenho que os outros funcionários. Caso você não leve em consideração os descontos em seu contra-cheque, uma dica interessante é que todo mês você pegue e dê uma olhada para fazer uma breve analise de tudo o que foi descontado.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo