Dicas

EPI – Normas, Comprar

O EPI – Equipamento de Proteção Individual, é bastante importante para a saúde do trabalhador, já que assim poderá evitar acidentes e possíveis doenças ocupacionais.

Um dos serviços prestados por diversas empresas, é oferecer um levantamento e reconhecimento de riscos de ordem ocupacional com o intuito de eliminar os mesmos, neutralizar os mesmos ou minimizar, para que se possa determinar os melhores tipos de EPIs necessários conforme a atividade dos empregados.

O EPI nada mais é do que um dispositivo ou produto de utilização individual, voltada para a proteção de riscos suscetíveis e ameaças da segurança e saúde dos trabalhadores.

EPI - Normas, Comprar

Segundo dados divulgados da NR 6 os sistemas de EPIs devem ser fornecidos de forma gratuita através das empresas, sempre adequando tudo aos seus riscos de função e em perfeito estado de conservação bem como de funcionamento.

Caberá ainda a empresa exigir aos usuários e seus funcionários a utilização de EPI durante toda a jornada de trabalho. A partir disto realizar as devidas orientações e os treinamentos sobre a utilização adequada e a sua devida conservação.

Todos os EPIs precisam vir através de uma indicação de Certificação de Aprovação CA que é expedido através do órgão nacional competente, em matéria de segurança e saúde do trabalho no Ministério do Trabalho e Emprego.

Os tipos de EPIs que são utilizados poderão variar conforme o tipo de atividade ou de riscos que podem ameaçar toda a segurança e a saúde dos trabalhadores e da parte do corpo que se tiver interesse em proteger, como por exemplo podemos citar:

As proteções auditivas, onde temos os abafadores de ruídos ou protetores auriculares.

A proteção respiratória, bem como as máscaras e filtros.

A proteção visual e facial, com óculos e viseiras.

A proteção de mãos e braços, com luvas e mangotes.

A utilização dos EPIs é de grande importância tanto para os empregados como também para os empregadores, e a conscientização de ambas as partes, são as mais importantes possíveis para garantir a segurança no trabalho.

Geralmente, comprar os EPIS não é possível, apenas as empresas recebem esta autorização para adquirir estes equipamentos.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo