Dicas

Erros que não se pode cometer em uma redação de Vestibular

Passar no vestibular é um dos sonhos de muitos estudantes, principalmente daqueles que acabaram de completar o ensino médio, ansiando ingressar em uma instituição de ensino de qualidade, em um curso que esteja de acordo com seus gostos e preferências.

Para que seja possível ingressar em uma universidade, é necessário realizar o vestibular, atentando-se aos principais erros que são cometidos e que devem ser evitados para que você obtenha sua aprovação.

Gramática

Erros de português em uma redação de vestibular são muito comuns, porém devem ser evitados, sendo que o candidato deverá estudar as palavras e visualizar qual sua grafia, conseguindo incluí-las de modo correto no contexto, permitindo que não haja pequenos erros com trocas de letras, principalmente, com sons parecidos.

redação de Vestibular

Acentuação

Outro dos principais erros que devem ser cometidos em uma redação de vestibular é a acentuação, sendo que, principalmente com as novas regras ortográficas, várias palavras passaram a descartar os acentos, devendo pesquisar sobre estas normas, assim será possível visualizar quando aplicar, ou não, o acento.

 

Pontuação

Colocar pontos finais, vírgulas, pontos e vírgulas, reticências, dentre várias outras opções de pontuação também é uma dúvida, principalmente em relação à continuidade da frase.

É necessário lembrar sobre a separação das ideias, sempre colocando um indicativo.

Uma das dicas, também, é ler o texto e visualizar sua respiração, colocando uma pontuação quando perceber que o ar está lhe faltando, inserindo-a no local correto.

 

Concordância

A concordância também é um dos erros que não se pode cometer em uma redação de vestibular, mesmo que seja muito comum, sempre verificando as palavras que ligam uma frase à outra, realizando a concordância corretamente, além de também aplicar esta técnica para as ideias, verificando se as mesmas possuem o mesmo intuito.

 

Significado das palavras

Uma das tentativas de muitos candidatos na redação do vestibular é tentar escrever com uma linguagem que fuja da tradicional, sendo que é necessário que o linguajar seja formal, porém sem a necessidade de utilizar palavras que você desconheça, afinal as mesmas podem possuir um significado diferente do que você imagina.

Com a tentativa de “escrever bonito”, muitas pessoas acabam confundindo significados e inserindo palavras que não estejam de acordo com o solicitado.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo