Fazer inscrição do ENEM 2016 – Site Inep, Dicas

Todos os que quiserem prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2016 já podem realizar a sua inscrição. Para que isso seja feito sem enfrentar problemas, há algumas dicas para os interessados. Seguindo-as, não existe dificuldade e o interessado pode estudar tranquilamente.

 

 Documentos a apresentar

Os documentos solicitados pelo ENEM são muito simples: somente o CPF e o RG. Além desses documentos, algumas informações, como o endereço, são pedidas. As pessoas que não possuírem RG ou CPF precisarão ir a Poupatempo para obtê-los.

Fazer inscrição do ENEM 2016

Quando as inscrições ocorrem?

O período para as inscrições para o ENEM vai até maio, dia 20. Deve-se ir ao endereço eletrônico do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O link é http://enem.inep.gov.br/participante/#/inicial. Importante: no último dia, as inscrições serão finalizadas às 23h59. É necessário, porém, não demorar, a fim de fugir de sistema sobrecarregado.

 

Realização da prova do ENEM

Os candidatos realizarão o ENEM em dois dias de novembro: 5 e 6. Há uma diferença de tempo de prova entre esses dois dias. Em 05 de novembro, o período é de 4h30. No dia 6, é acrescida uma hora pela redação, sendo que o estudante também encontrará nesse dia Linguagens, Matemática e Códigos e suas Tecnologias.

Os lugares de prova terão os seus portões abertos ao meio dia e estes serão fechados uma hora depois. O exame em si começará às 13h30. É imprescindível que os candidatos apresentem-se com antecedência, pois, como é sabido, os portões são fechados de forma pontual.

 

Taxa e outras informações

O ENEM cobra uma taxa dos interessados e, em 2016, essa taxa é de R$ 68,00. Entretanto, quem estudar na rede pública é isento e os que puderem comprovar que não têm condições de arcar com a taxa podem, também, adquirir a isenção.

Os interessados que forem portadores de alguma deficiência ou que necessitarem de ajuda, como idosos, mulheres que amamentam e alunos em estudo hospitalar, precisam especificar essa situação na inscrição e comprová-la em junho, entre 1 e 18.







Sem Comentários.

Deixe um Comentário