Dicas

FGTS: Quando posso sacar?

Há muitos anos o Governo Federal criou o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço o FGTS com o objetivo de formar uma boa reserva de dinheiro para o trabalhador. Com isto todas as suas contas de FGTS dos trabalhadores ficam na Caixa. A soma de todas as contas geram uma única, e com isto quando o governo fala da utilização dos recurso está se referindo a este tipo de conta.

Todos estes recursos são utilizados pelo governo em áreas de habitação, áreas de saneamento básico, pavimentação de estradas, e com isto o dinheiro de cada trabalhador não fica parado na conta.

FGTS

Quem tem direito ao FGTS?

Todos os trabalhadores que são regidos pela CLT (Consolidação das Leis de Trabalho) tem direito ao benefício.

O FGTS poderá ser sacado pelos trabalhadores em várias situações, como por exemplo podemos citar:

  • A aposentadoria, a compra de casa própria.
  • Demissão sem justa causa.
  • Morte do patrão e fechamento da empresa.
  • Falta de atividades remuneradas para os trabalhadores avulsos por 90 dias ou mais.
  • Ou ainda profissionais com doenças graves como Aids ou Câncer, além de sua mulher ou filhos em caso de estágios terminais de qualquer tipo de doença.

Existe ainda uma outra situação onde o trabalhador permanecer por três anos seguidos fora de regime de FGTS e seu afastamento tenha acontecido a partir de 90 podendo o saque ser realizado a partir do mês de aniversário do titular da sua conta.

Existem porém cuidados que devem ser observados, pois este tributo muitas vezes é um tipo de reserva de emergência para momentos de grande necessidade, como um desemprego, ou ainda doenças graves na família, por isso quem puder resgatar todos estes recursos de fundo poderão os empregar com toda a sabedoria, para um investimento ou ainda para todas as suas necessidades.

E em tese qualquer tipo de destinação que se dê a todos os recursos de comprar a casa própria a investir em várias aplicações determinadas é mais interessante. E dependendo da sua aplicação poderá haver uma série de perdas, mas também é possível que se tenham grandes chances de ganhos.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo